O deputado estadual Faissal Calil (PV) pediu, em ofício encaminhado a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a retirada imediata de um material considerado inapropriado, presente em um livro utilizado por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. O parlamentar pediu ainda a abertura de uma sindicância para responsabilizar os culpados pela inserção do conteúdo.
No trecho apontado por Faissal, um poema fala sobre uma banana apontada pelo autor como “pirada”. O texto possui termos como “andar pelada”, “gostosa” e até mesmo “safada”, considerados inadequados para alunos que estão na faixa etária entre 8 e 9 anos de idade.
“Estou pedindo a retirada deste conteúdo sexualizado. Acredito que este conteúdo é inapropriado para crianças de 8 anos de idade. No material, ainda há ‘dicas’ de que não basta pronunciar bem as palavras, mas que também é preciso transmitir sentimentos e emoções. Solicitei que a Seduc removesse essa aberração, além da tomada de providências sobre este fato lamentável”, afirmou Faissal.
A denúncia do material inapropriado foi feita ao deputado pela professora Keila, de Alta Floresta. Faissal agradeceu o apontamento da profissional e ainda destacou a importância do trabalho realizado pela classe na melhoria da educação de Mato Grosso.
Para o parlamentar, este tipo de denúncia é muito importante para evitar o que considera sexualização precoce das crianças que estudam na rede pública de ensino.