O técnico da seleção brasileira, Tite, viu partida de bom nível do Brasil contra a Colômbia, em Barranquilla. O empate por 0 a 0 em Barranquilla encerra sequência de nove vitórias, mas mantém a equipe brasileira muito distante dos concorrentes sul-americanos na ponta da tabela. Para Tite, o jogo mostrou bom enfrentamento entre dois times que procuraram o jogo, embora com características diferentes.

O treinador foi questionado sobre a partida abaixo do normal de Neymar, que criou boas jogadas, mas errou bastante na segunda etapa – 17 passes incompletos, no scout Globo. De acordo com Sofascore, foram 30 perdas de posse de bola. Ele defendeu a atuação do craque.

– Tivemos participação coletiva importante num jogo importante, com Neymar bem, como no nível da equipe bom. Talvez as expectativas em cima dele sejam que ele faça toda hora excepcionalidades e toda hora faça a diferença. É um jogador excepcional, porque faz jogadas excepcionais, excepcionalmente. E não corriqueiramente. É sim um jogador diferenciado, sabemos dessa condição. Foi muito bem marcado também, por vezes dobrada a marcação em cima dele, num contexto geral – disse Tite.

Depois de nove jogos e nove vitórias, a Seleção perdeu os dois primeiros pontos na competição. Não foi jogo de grandes chances. Neymar voltou ao time e foi bem na primeira etapa, mas caiu muito no segundo tempo, quando Antony e Raphinha entraram bem. O treinador ressaltou a importância das experiências na equipe e alegou momento de construção.

– Estamos em fase importante de entrada de atletas, de resgatar atletas jovens, de botar para jogar, em jogos importantes com atmosfera de retorno de público. Jogar com equipe qualificada como a Colômbia. Diferentemente do outro jogo (Copa América), que teve mais antijogo, hoje não, teve mais qualidade técnica das duas equipes. Hoje teve troca de iniciação, as duas equipes propunham jogo, iniciando com seus goleiros, invariavelmente. Tinha construção média, nós com mais posse, a Colômbia com mais verticalidade. Nós conseguimos concluir cinco vezes de dentro da área, com duas oportunidades reais, em que o Ospina foi muito bem. Oportunidades mais criadas, mas em mais finalização de média distância da Colômbia. Foi jogo de bom nível – avaliou o treinador.

O Brasil tem 28 pontos e segue líder com folga das eliminatórias. Está com um pé na Copa do Mundo. A Colômbia tem 15 pontos e é a quinta colocada, posição que a levaria à repescagem. Na próxima quinta, a Seleção encara o Uruguai em Manaus, e os colombianos recebem o Equador, novamente em Barranquilla. (Globo Esporte)