Com um gol de Wagner Leonardo nos acréscimos, o Santos venceu o Grêmio por 1 a 0 na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Brasileirão. O resultado tirou o Peixe da zona do rebaixamento, mas manteve o time gaúcho na área da degola. O curioso é que antes da partida, um torcedor santista jogou sal grosso na cabine do VAR. E foi o árbitro de vídeo que validou o gol do time após ser anulado por impedimento dentro de campo.
O resultado faz o Santos voltar a vencer depois de 11 jogos (seis derrotas e cinco empates, contando também Sul-Americana e Copa do Brasil). O Grêmio, por sua vez, agrava ainda mais a crise no time. Agora, são quatro jogos sem vencer na competição, com três derrotas e um empate.
Primeiro tempo
Embalado pelo retorno do torcedor à Vila Belmiro, o Santos começou a partida a mil por hora. E aos três minutos, de fora da área, Vinicius Zanocelo acertou um belo chute, obrigado Brenno a fazer grande defesa. A pressão do Peixe se intensificou aos dez minutos, quando Marcos Guilherme acertou a trave depois de Marinho chutar e o goleiro do Grêmio dar o rebote. O time gaúcho, então, acordou. Aos 12 minutos, Alisson apareceu na cara do gol, mas parou em boa defesa de João Paulo.
Depois, foi a vez de Vanderson invadir a área e chutar colocando, assustando o Peixe. Mais adiante, o jogo ficou mais morno, mas seguiu equilibrado. Na reta final, porém, voltou a esquentar. Carlos Sánchez teve grande chance em cobrança de falta, mas parou em Brenno, um dos melhores da partida. O Grêmio se arriscou também, porém não conseguiu finalizar com perigo para João Paulo.
Segundo tempo
Na etapa final, o Grêmio tentou surpreender nos primeiros minutos e arriscou em chute perigoso de Alisson por cima do gol. Mas o segundo tempo, na verdade, teve muito equilíbrio, mas menos chances em relação ao primeiro. O Santos tentou arriscar alguns contra-ataques, mas o time gaúcho apertou a marcação. Foi a arma do Tricolor para evitar o avanço do Peixe, naquele momento melhor em campo, com maior volume de jogo. Aos 30 minutos, porém, o Grêmio quase abriu o placar. Ferreira fez ótima jogada, driblou Velázquez e chutou cruzado. João Paulo defendeu.
A resposta do Santos foi com Marinho, tentando por cobertura na grande área. A zaga afastou. Depois, o atacante tentou em falta, que passou por cima. Do lado do Grêmio, as melhores oportunidades eram criadas por Ferreira. Mas o Santos insistiu até os acréscimos e venceu com um gol de Wagner Leonardo nos acréscimos. Marinho chutou de fora da área, e o Wagner desviou. Inicialmente, a arbitragem anulou. Mas com o auxílio do VAR, o gol da vitória foi validado aos 48 minutos.
Como fica?
Com 28 pontos em 24 jogos, o Santos aparece na 16ª colocação na tabela. Já o Grêmio, com 23 em 23 partidas, está em 19º.
Próximos jogos
Santos e Grêmio voltam a campo na próxima quarta-feira. O Peixe visita o líder Atlético-MG, às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte. E o Tricolor, às 20h30, também joga fora de casa. Encara o Fortaleza, no Castelão.
SANTOS FC 1 X 0 GRÊMIO FBPA
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Cartões Amarelos: Léo Baptistão e Felipe Jonatan (SFC); Rodrigues, Thiago Santos e Douglas Costa (GFBPA)
Gols: Wagner Leonardo aos 47min do segundo tempo.
Santos FC: João Paulo; Vinícius Balieiro (Madson), Emiliano Velázquez e Wagner Leonardo; Marcos Guilherme (Diego Tardelli), Camacho (Jobson), Carlos Sánchez, Vinícius Zanocelo (Felipe Jonatan) e Lucas Braga; Léo Baptistão (Gabriel Pirani) e Marinho. Técnico: Fábio Carille
Grêmio: Brenno; Ruan, Kannemann, Rodrigues (Ferreira) e Vanderson; Thiago Santos, Lucas Silva (Matheus Sarará) e Rafinha; Alisson, Douglas Costa (Jean Pyerre) e Diego Souza (Churín). Técnico: Felipão. (Globo Esporte)