Fortaleza e Flamengo se encaram neste sábado, às 19h, pela rodada 25 da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 19h na Arena Castelão com presença de público. O Fortaleza voltou a vencer na última rodada e quer surpreender novamente. Em duelo direto contra o Flamengo, o técnico Juan Pablo Vojvoda quer provar que a fase ruim foi embora e, em casa, conquistar os três pontos. O Leão terá uma maratona de jogos em outubro, entre Série A e Copa do Brasil. Por isso, o técnico argentino pode promover mudanças entre os titulares. O Flamengo leva ligeiro favoritismo, pela eficiência (veja mais abaixo).

Em segundo lugar com 39 pontos e dois jogos a menos do que líder Atlético, o Flamengo vai jogar novamente muito desfalcado, mas espera voltar a vencer depois do empate com o Bragantino na última rodada. No primeiro turno, a equipe rubro-negra venceu por 2 a 1 na despedida de Gerson.

Transmissão: O Premiere transmite, com narração de Jader Rocha e comentários de PVC e Paulo Nunes.

Fortaleza – técnico: Juan Pablo Vojvoda

Benevenuto é o único desfalque de Vojvoda para a partida. Jussa pode ser improvisado na posição, ou Jackson pode ser utilizado entre os 11. Bruno Melo também pode ser improvisado na zaga para liberar Jussa para a volância. A dupla de ataque deve ser diferente do último jogo, com o retorno de David e Robson à frente.

Pendurados: Felipe Alves, Titi, Jussa, Ronald, Mateus Vargas, Robson, Igor Torres.
Quem está fora: Ninguém no DM. Benevenuto cumpre suspensão após terceiro amarelo.

Provável time: Felipe Alves, Tinga, Titi e Jussa; Pikachu, Ronald, Éderson, Mateus Vargas e Crispim; David e Robson

Provável Fortaleza contra o Flamengo — Foto: ge

Provável Fortaleza contra o Flamengo — Foto: ge

Flamengo – técnico Renato Gaúcho

A tendência é de que o time tenha ao menos duas mudanças em relação ao jogo contra o Bragantino, com as voltas de Diego Alves e Filipe Luís ao 11 inicial. Há a dúvida se Renato, que ainda tem muitos desfalques, vai fazer alguma mudança no meio de campo.

Provável time: Diego Alves, Matheuzinho, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Renê; Arão, Thiago Maia (Michael), Andreas Pereira, Vitinho, Bruno Henrique e Pedro.

A provável escalação do Flamengo para enfrentar o Fortaleza — Foto: ge

A provável escalação do Flamengo para enfrentar o Fortaleza — Foto: ge

Quem está fora: Gabigol, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Isla (convocados para as Eliminatórias); David Luiz, Gustavo Henrique e Diego Ribas tratam lesões musculares na coxa.

Pendurados: Vitinho e Diego Ribas.

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistente 1
: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Assistente 2
: Fernanda Nândrea Gomes Antunes (MG)
Quarto árbitro
: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Analista de campo
: Francisco de Assis Almeida Filho (CE)

Favoritismo do Flamengo

Emparelhados na tabela, Fortaleza e Flamengo se enfrentam no Castelão às 19 horas (horário de Brasília) pela segunda posição do Campeonato Brasileiro. Os visitantes têm três jogos a disputar, mas igualam os donos da casa com 39 pontos. O duelo deste sábado coloca frente a frente o segundo e o quarto colocados do Brasileirão.

O Fortaleza está entre os melhores mandantes do Brasileirão (6 V, 3 E, 2 D, 64%), com o quinto melhor ataque (17 GP, 1,55) e a oitava melhor defesa (10 gols sofridos, 0,91)

O Flamengo é o terceiro melhor visitante (5 V, 3 E, 2 D, 60%), com o melhor ataque visitante (21 gols, 2,10) e a quarta melhor defesa (8 gols sofridos, 0,80).

Vojvoda surpreendeu a todos com campanha sólida no Fortaleza e tem desafio em casa para se manter no G-4 — Foto: Kid Jr. / SVM

Vojvoda surpreendeu a todos com campanha sólida no Fortaleza e tem desafio em casa para se manter no G-4 — Foto: Kid Jr. / SVM

Duelo de eficiências

Quando mandante, o Fortaleza é o terceiro que mais finaliza (15,5), mas tem eficiência de meio de tabela, com um gol a cada 10,6 conclusões.

O Flamengo é o visitante que mais finaliza (13,8) e ainda tem a maior eficiência visitante, com um gol a cada 6,6 tentativas.

Tem tudo para ser um grande jogo. O Fortaleza é o mandante que menos permite finalizações de adversários (8,0), mas em média sofre um gol a cada 9,8 conclusões, uma resistência abaixo do meio de tabela.

Embora sofra menos de um gol por jogo, estará enfrentando o ataque mais eficaz do campeonato.

Fora de casa, o Flamengo sofre 10,3 finalizações por jogo – segunda menor marca – e leva um gol a cada 12,9 – apenas a oitava resistência.

Renato Gaúcho está vivo em todas as competições de 2021, mas tem missão difícil contra o Fortaleza para não deixar o líder Galo desgarrar — Foto: REUTERS/Cesar Olmedo

Renato Gaúcho está vivo em todas as competições de 2021, mas tem missão difícil contra o Fortaleza para não deixar o líder Galo desgarrar — Foto: REUTERS/Cesar Olmedo

Estilos ofensivos diferentes

O Fortaleza deve encontrar dificuldades já que deve ter de mudar seu estilo de jogo contra o Flamengo, assim como ocorreu contra o Atlético-MG, na 20ª rodada.

Os donos da casa vêm obtendo sucessos a partir do jogo aéreo, tendo marcado dessa forma oito dos últimos dez gols, sem contar pênaltis e faltas diretas.

Acontece que o Flamengo só sofreu a partir de bolas altas quatro dos últimos dez gols.

O jogo do Flamengo é muito rasteiro, em troca de passes, com oito dos últimos dez gols tendo sido marcados assim, e foi dessa maneira que o Fortaleza sofreu seis dos últimos dez.

Probabilidade de cada resultado

  • Fortaleza – 32,6%
  • Empate – 31,1%
  • Flamengo – 36,4%

Metodologia

Para o cálculo das probabilidades de cada resultado, o economista Bruno Imaizumi emprega um modelo estatístico que utiliza uma distribuição de Poisson bivariada combinada com o método de simulação de Monte Carlo. A partir de parâmetros estabelecidos pela análise de mais de 78 mil finalizações em Brasileirões coletadas pelo Espião Estatístico desde 2013, avalia os desempenhos recentes dos times na temporada, utilizando sobretudo os indicadores de Expectativa de Gol (xG). (Globo Esporte)