A rodada 24 do Campeonato Brasileiro não foi boa para três gigantes da elite em especial. Após empatarem os seu jogos, Grêmio, Santos e São Paulo não conquistaram os resultados desejados para tentar se afastar das chances de rebaixamento nesta temporada. Com isso, as chances de um grande clube brasileiro cair ao final da disputa também aumentaram.
Segundo projeções do FiveThirthyEight, site de modelos estatísticos parceiro da ESPN, o único ponto conquistado pelo trio nesta rodada fez com que as chances de rebaixamento de cada um deles crescer. Neste momento, quem está mais “em risco” é o Grêmio, que na rodada 24 pulou de 27% para 33% de chance de cair neste Brasileirão.
O Imortal empatou em casa em 2 a 2 com o Cuiabá, nesta última quarta (6), e segue em 17º, abrindo o Z-4, com 23 pontos, a dois do Santos, primeiro clube fora da zona de degola neste momento.
O Peixe, por sua vez, empatou em 1 a 1 com o São Paulo, no Morumbi, nesta última quinta (7), foi a 25 pontos e viu suas chances de rebaixamento subirem de 24% para 25%.
Por último, o São Paulo é quem tem a situação mais tranquila entre os três. 14º colocado com 29 pontos, o clube do Morumbi está seis pontos distante do Z-4, mas as chances de um possível rebaixamento ainda existem. Com o empate em casa, elas subiram de de 6% para 7%.
Neste momento, além do Grêmio, Bahia e Sport, que também são clubes de massa no país, se encontram na mesma situação, assim como a lanterna Chapecoense, e completam o Z-4 do Brasileiro.
Este segundo trio também tem chances altas de rebaixamento na competição: Bahia (42%), Sport (67%) e Chapecoense (99%). O Juventude, apesar de estar fora do Z-4 e em 15º neste momento, também 46% de chance.
Na rodada 25, enquanto o Grêmio faz confronto direto contra o Santos, na Vila Belmiro, no sábado (9), o São Paulo encara o Cuiabá, fora de casa, na segunda-feira (11). (ESPN)