A classificação do Palmeiras à final da Copa Libertadores de 2021 não será mais alvo de protesto do eliminado Atlético-MG. Após a Conmebol rejeitar recurso apresentado pelo clube, que queria invalidar o gol de Dudu (invasão de Deyverson), o Galo decidiu não ir à frente com o assunto e não irá apelar da decisão.
Na quarta-feira da semana passada, horas após o Atlético ser eliminado pelo Palmeiras no Mineirão (0x0 na ida, 1×1 na volta, em BH), o jurídico do Galo solicitou que a Conmebol instaurasse procedimento disciplinar contra o clube paulista. Já na segunda-feira, 4, a entidade publicou sua decisão, indeferindo todos os pedidos, que eram:
- Anular o gol de Dudu e determinar o resultado final da partida em 1 a 0 para o Atlético, classificando o clube para a final da Libertadores contra o Flamengo
- Ou, que o confronto do jogo de volta entre as equipes seja repetido
Caberia ao Atlético, ainda, o direito de ir até a Comissão de Apelações da Conmebol, para tentar reverter a decisão de primeira instância. Para tanto, seria necessário o pagamento de custas de 3 mil dólares (cerca de R$ 16,5 mil).
Nesta sexta-feira, em encontro com jornalistas no centro de experiência da Arena MRV (futuro estádio do Atlético), o presidente Sérgio Coelho confirmou que o Galo não dará prosseguimento ao caso. O mandatário também admitiu que as chances de a Conmebol aceitar a instauração de procedimento de disciplina eram mínimas, mas que o clube agiu para defender seus direitos e interesses.
Logo após o jogo da semifinal que decretou a queda do Atlético na Libertadores, o Conselho Deliberativo do Atlético ferveu com manifestação de membros (boa parte dos conselheiros são advogados) sugerindo uma atitude jurídica do clube. A área responsável pelo Galo analisou e decidiu entrar com o protesto, sem resultado.
A Libertadores, mais do que nunca, é passado para o Atlético. O clube, com chances matemáticas gigantescas de atuar na competição em 2022, mira o título do Brasileiro e da Copa do Brasil. É líder, isolado em 11 pontos, na Série A, e terá as semifinais do mata-mata ainda este mês, contra o Fortaleza. (Globo Esporte)