O Palmeiras saiu atrás, buscou o empate por 1 a 1 com o Juventude na noite deste domingo, no Allianz Parque, mas viu o Atlético-MG disparar ainda mais no Campeonato Brasileiro depois desta 23ª rodada. Guilherme Castilho abriu o placar de falta, enquanto Danilo empatou ainda no primeiro tempo e fez o Verdão somar um ponto que, a essa altura, já parece pouco na busca pelo título. Com a vitória de sábado sobre o Internacional, o Galo tem agora dez pontos de vantagem sobre o Verdão, que o eliminou nas semifinais da Libertadores. Para o Juventude, o resultado também resolve pouco: a equipe continua rondando o Z-4.

Primeiro tempo

O Juventude começou o jogo tentando seguir a cartilha de outros times que se deram bem no Allianz Parque, como o Cuiabá, que venceu lá recentemente – bola com o Palmeiras, marcação baixa e saída em velocidade no contra-ataque. Saiu melhor do que o esperado: após erro de passe de Gustavo Scarpa, o time de Caxias do Sul conseguiu uma falta na entrada da área logo aos cinco minutos. Na cobrança, Guilherme Castilho viu a bola ter leve desvio na barreira, tirar Weverton e ir para o gol: 1 a 0. O Palmeiras, com time misto e a estreia do lateral-esquerdo Jorge entre os titulares, viu Gustavo Scarpa atuar pouco na armação – e por isso o time chegou pouco ao gol defendido por Douglas. O Juventude, inclusive, conseguiu criar novas chances em velocidade, mas sem grande perigo a Weverton. A bola parada, porém, recolocou o Palmeiras no jogo: em cobrança de Scarpa, Danilo apareceu sozinho na pequena área e, de voleio, empatou a partida. Aí, sim, o time da casa melhorou e passou a tomar conta das ações. No fim, Rony quase virou após cruzamento rasteiro de Gabriel Menino e toque de letra. Douglas defendeu. O Juventude respondeu nos acréscimos, com Michel Macedo saindo pela direita e tocando para Marcos Vinicios, que chutou e exigiu grande defesa de Weverton.

Aos 5 do 1º tempo - Guilherme Castilho cobra falta no canto de Weverton, surpreende o goleiro e abre o placar

Aos 5 do 1º tempo – Guilherme Castilho cobra falta no canto de Weverton, surpreende o goleiro e abre o placar

Segundo tempo

O Juventude quase fez o segundo gol logo no início, em cabeçada de Guilherme Castilho, mas depois disso o que se viu foi pressão do Palmeiras – que tentou por baixo, pelo alto, com chutes de longe, mas esbarrou na defesa do rival. Abel Ferreira tentou mudar o panorama ao lançar Dudu e Gabriel Veron na frente, e a bola passou a rondar mais a área do Juventude. A melhor chance, porém, saiu novamente na bola parada: Gustavo Scarpa acertou a trave em cobrança de falta, e Danilo, já impedido, quase marcou no rebote. Deyverson entrou nos minutos finais para oferecer nova opção pelo jogo aéreo, mas foi pelo chão que ele deixou Dudu livre para bater na última chance do Verdão no jogo: a bola desviou na zaga e foi para escanteio.

Próximos jogos

Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira, pela 24ª rodada do Brasileirão. O Palmeiras enfrenta o América-MG às 21h30 (de Brasília), no Independência, enquanto o Juventude vai à Arena Pernambuco enfrentar o Sport, às 19h.