Para o jogo diante do América-MG, neste sábado, na Arena Pantanal, o Cuiabá pode ter um desfalque importante para o duelo marcado para este sábado às 16 horas (de MT). O atacante Clayson sentiu um problema físico, fez recuperação durante a semana e não tem presença garantida na partida. O camisa 10 do Dourado participou das atividades desta sexta-feira, no encerramento da preparação para o confronto, e deve estar entre os relacionados do técnico Jorginho.

No entanto, ele pode começar no banco de reservas, em situação parecida à do meio-campista Rafael Gava na última semana, quando teve desconforto muscular, foi a Goiânia, mas não atuou contra o Atlético-GO. Clayson sentiu o problema físico no início da semana, mas apresentou melhora nos últimos dias. O clube não confirma a situação do atleta, nem o local da possível lesão.

Caso a ausência do atacante seja confirmada, Felipe Marques é o mais cotado para assumir a vaga no time titular. Camilo e Max estão suspensos e não enfrentam o América-MG, mas Marllon e Rafael Papagaio retornam após cumprirem suspensão.

Dessa forma, o time provável do Cuiabá tem: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Auremir, Pepê e Rafael Gava (Cabrera); Clayson (Felipe Marques), Jonathan Cafú e Elton.

O Cuiabá recebe o América-MG neste sábado, às 16h (de MT), na Arena Pantanal, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Há seis jogos invicto, o Dourado está na décima colocação, com 29 pontos.

América 

Para enfrentar o Cuiabá, o América finalizou, na manhã desta sexta-feira, a preparação para o confronto deste final de semana.

Jogadores treinaram na manhã dessa sexta no CT Lanna Drummond — Foto: João Zebral / América

Jogadores treinaram na manhã dessa sexta no CT Lanna Drummond — Foto: João Zebral / América

A atividade, comandada por Vagner Mancini, contou com a presença coordenador de futebol e do projeto de clube-empresa, Marcus Salum. O diretor do América conversou com o elenco e reafirmou a confiança que tem nos atletas.

Depois da conversa, os jogadores considerados titulares treinaram posicionamento e execuções de bola parada enquanto outra parte do grupo realizou atividade em campo reduzido. Os goleiros trabalharam à parte.

Campanhas iguais

Adversários neste sábado, América-MG e Cuiabá têm a mesma campanha no returno do Brasileirão. Enquanto o Coelho escala na classificação e se afasta do Z-4, o Dourado briga para ficar na metade de cima da tabela.

Em três partidas, o time americano venceu o Athletico-PR (2 a 0) e empatou com o Corinthians (1 a 1) e Flamengo (1 a 1). A equipe mato-grossense, por sua vez, bateu o Juventude (2 a 1) e ficou na igualdade com Fluminense (2 a 2) e Atlético-GO (0 a 0).

Com aproveitamentos idênticos nesse período da competição (55,5%), a única diferença entre as equipes no returno é que o Cuiabá sofreu um gol a mais que o América (3 contra 2).

América-MG x Cuiabá, no Independência — Foto: Mourão Panda / América

América-MG x Cuiabá, no Independência — Foto: Mourão Panda / América

Além disso, os dois clubes vêm de uma sequência invicta. Os mineiros não perdem há cinco jogos, enquanto o Dourado está há seis partidas sem ser superado. A boa sequência alviverde tirou o time da zona de rebaixamento. Com 24 pontos, ocupa a 15ª posição. Já o Cuiabá é o 10º colocado, com 29.

Apesar do bom momento de ambos os lados, a situação das equipes na Série A é bem diferente. Enquanto o Coelho luta para se afastar do grupo dos quatro últimos e garantir uma vaga na Sul-Americana, o Dourado ainda pode sonhar em disputar as fases iniciais da Libertadores.

Tudo isso porque o início de campeonato do Cuiabá foi superior ao do América. No primeiro turno, o time do Centro-Oeste teve aproveitamento de 42%, ante 33% do clube americano. No primeiro confronto entre as equipes em 2021, 0 a 0 no Independência.