A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) aprovou as eleições entidade para o triênio 2022/2024, que será no dia 26 de novembro.
Para a disputa pelo comando da Ordem, já confirmaram pré-candidatura a atual vice-presidente Gisela Cardoso, o advogado Pedro Paulo Peixoto e a presidente da subseção de Várzea Grande, Flávia Moretti.
Para as eleições deste ano já estão em vigor as novas regras de paridade de gênero e cotas raciais para eleições da OAB, aprovadas pelo Conselho Federal da Ordem em dezembro de 2020. De acordo com o novo regramento, a composição da chapa deve atender ao percentual de 50% de candidaturas de cada gênero e ao mínimo de 30% de candidaturas de negros e negras (pretos e pardos).
A OAB-MT conta hoje com cerca de 25 mil advogados inscritos e a eleição prevista para novembro deste ano promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos. Para a disputa cada pré-candidato deve viabilizar uma chapa composta por aproximadamente 80 advogados.
A chapa deve contemplar cinco cargos da diretoria, 38 conselheiros titulares, 38 conselheiros suplentes e seis conselheiros federais.