As aulas na rede municipal de Cuiabá serão retomadas, a partir desta segunda-feira (27), de forma híbrida, com número reduzido de estudantes por sala de aula (50% da capacidade de cada sala), e adoção de medidas de biossegurança e distanciamento físico, necessários neste momento de pandemia.
Na capital, 100% das 167 unidades educacionais vão retomar as atividades pedagógicas presenciais. Em 12 unidades, em razão de reformas em andamento, foram alugados espaços, até que essas obras sejam finalizadas.
Segundo a prefeitura de Cuiabá, a volta dos estudantes às atividades presenciais seguirá um Plano de Retorno e Protocolo de Biossegurança, construído com o apoio das equipes gestoras e orientações da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária.
A rotina nas unidades terá mudanças. Além de uma nova organização das turmas, o horário de permanência dos estudantes na unidade será reduzido. A alimentação escolar será servida no intervalo, nas salas de aulas e todas as atividades coletivas estão suspensas, por enquanto.
Antes de entrar nas unidades, estudantes e profissionais terão que aferir a temperatura e passar por tapetes sanitizantes. O uso de máscaras é obrigatório.
Todas as unidades têm disponíveis totens de álcool 70%. As salas de aula estão preparadas, com distanciamento das carteiras, e a higienização será intensificada.
Os estudantes cujos pais não se sentem seguros em encaminhar seus filhos neste momento continuarão recebendo atendimento de forma remota.
As atividades presenciais estavam suspensas desde março de 2020.
Os estudantes com dificuldades de acesso à internet continuarão recebendo as atividades impressas e material estruturado dos programas como o de alfabetização (ProAC – Programa de Alfabetização Cuiabano), e o de melhoria da proficiência (PROMP – Programa de Melhoria da Proficiência).