O Caxias aproveitou o fator casa para abrir uma boa vantagem diante do União de Rondonópolis, nas oitavas de final da Série D. Em jogo de alta intensidade e controle completo do Grená, Bruno Ré e Jean Dias, um em cada tempo, anotaram os gols da vitória por 2 a 0.
O duelo decisivo ocorre no próximo sábado (2), às 16 horas, no Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis, Sul de Mato Grosso. O Grená pode até perder por 1 a 0 que garantirá vaga nas quartas de final da competição, fase que vale o acesso à Série C. O atacante Kelvin, que recebeu terceiro cartão amarelo, está suspenso e fora do confronto.
Inicio de alta intensidade
A volta do público ao Estádio Centenário foi o combustível para o Caxias iniciar o confronto com o União Rondonópolis em alta intensidade. Diferente de outros jogos, a equipe Grená pressionou o adversário no campo de defesa e controlou as ações do primeiro tempo, superando o desfalque do centroavante Michel e apresentando novas armas, como Matheuzinho atuando pela ponta-direita.
Ao som de “grená, eô”, entoado pelos cerca de 800 sócios que cumpriram os protocolos para acessar às arquibancadas, viram Bruno Ré abrir o placar logo as 13 minutos, quando Matheuzinho cruzou e o lateral-esquerdo apareceu às costas da defesa do time do Mato Grosso para cabecear a bola para o fundo das redes do goleiro Neneca.
A pressão seguiu em busca do segundo gol. Aos 19min Milla, substituindo Michel, apareceu na área para cabecear para fora. O jovem atacante quase ampliou aos 34min quando, dessa vez, concluiu o cabeceio na trave do goleiro Neneca.
Marcando com cinco defensores para tentar dificultar o jogo do Caxias, o União Rondonópolis protegeu a sua área e impediu infiltrações pelo centro. Embora tenha feito uma marcação agressiva, não conseguiu ser efetivo nos contra-ataques. O melhor momento da equipe de Odil Soares no primeiro tempo foi entre os 25 e 35 minutos, com um pouco maior volume de jogo no campo ofensivo. Entretanto, não levou perigo ao goleiro Marcelo Pitol.
Confirmação no segundo tempo
Aproveitando o bom ritmo do início de jogo, o Caxias voltou para o segundo tempo com Jean Dias no lugar de Kelvin e a mesma intensidade do primeiro tempo. Desse modo, o placar quase foi ampliado aos três minutos, quando Jean Dias cobrou escanteio, a bola venceu o goleiro Neneca, mas o zagueiro William Barão cortou sobre a linha.
Quatro minutos depois o União Rondonópolis criou sua principal chance na partida, quando Eltinho bateu de voleio e Marcelo Pitol fez uma grande defesa. Entretanto, o adversário não conseguiu imprimir o ritmo de marcação do primeiro e tempo e, na sequência, só deu Caxias.
O Grená ampliou o placar logo aos 12 minutos, quando Lucas Carvalho fez boa jogada pela direita e serviu Jean Dias, que estava na marca do pênalti. De costas, ele girou e bateu com a perna direita. O desvio no meio do caminho enganou Neneca e a bola morreu no fundo das redes, colocando o placar em 2 a 0.
Percebendo a desestabilização do adversário, o Caxias seguiu a pressão para alargar a vantagem no mata-mata. Isso quase aconteceu aos 28min, quando Jean Dias cabeceou uma bola raspando a trave esquerda. Na sequência, o Tourão do Cerrado levou perigo com um chute de longe de Barão, que raspou a trave de Pitol.
O União até tentou reagir com algumas trocas promovidas pelo técnico Odil Soares, porém elas não fizeram efeito. O Caxias baixou as linhas linhas, atraiu o adversário e conseguiu administrar o marcador. Ainda houve tempo para Jean Dias novamente quase marcar um gol olímpico, aos 42min. Entretanto, as redes não balançaram mais e o Caxias fechou o placar em 2 a 0.
Ficha Técnica
Caxias 2 x 0 União Rondonópolis-MT
Campeonato Brasileiro Série D – oitavas de final – jogo de ida
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul
Data: 25/09/2021
CAXIAS
Marcelo Pitol; Lucas Rocha, Rafael Lima e Thiago Sales; Lucas Carvalho, Marlon (Paulinho Santos, 39’2º), João Vieira (Maicon, 41’2º) e Bruno Ré; Matheuzinho (Diogo Oliveira, 13′ 2º) , Kelvin (Jean Dias, int) e Milla (França, 41’2º). Técnico: Rafael Jaques
União Rondonópolis
Neneca; Odair Júnior (Lucão, 29’2º), Tom, Odail Júnior, William Barão e Vinícius (Igor Vieira, 29’2º); Pikachu, Ruan, Peixinho (Edson, 13’2º) e Tiarinha (Lucas Nilton, 22’2º); Eltinho. Técnico: Odil Soares
Árbitro: Salim Chaves, auxiliado por Evandro Lima e Luiz Alberto Nogueira (SP)
Cartões Amarelos: Kelvin (Caxias), Tiarinha, Pikachu, Lucão (União)
Gols: Bruno Ré, aos 13 minutos do primeiro tempo, e Jean Dias, aos 12 minutos do segundo tempo.