O Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (Sindal) inaugurou em sua sede, nesta quinta-feira (23), a Galeria de Presidentes, numa justa homenagem com fotos dos ex-dirigentes, que criaram e fundaram o sindicato em 1993. O evento foi prestigiado pelo ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Humberto Bosaipo, o servidor e atual vereador de Cuiabá, Demilson Nogueira (PP), o assessor parlamentar Ricardo Adriane, que na ocasião foi representando o deputado Eduardo Botelho (DEM). Servidores filiados também marcaram presença e prestaram homenagens.
De acordo com presidente do Sindal, Jovanildo Antonio da Silva, a galeria tem o objetivo de valorizar a história do sindicato e dos servidores que já o presidiram. “É um momento especial e agregador para todos nós”, declarou o presidente ao agradecer a presença dos presentes da cerimônia.
Humberto Bosaipo parabenizou a atual diretoria e lembrou os benefícios que ajudou a aprovar para os servidores, enquanto deputado estadual. Ele defendeu ainda, a importância do retorno dos trabalhos de taquigrafia. Na sequência, o ex-presidente José Antônio Peixoto citou, entre os avanços da atual gestão, o aumento da verba de auxílio alimentação, o pagamento das progressões dos concursados e as negociações positivas para a quitação da Revisão Geral Anual (RGA).
A primeira sindicalista e ex-presidente, Maria Helena Caramelo fez um breve relatado sobre a história do Sindicato. “Eram épocas de grandes dificuldades, mas nós nunca esmorecemos. Nós acreditamos no sonho e lutamos e conquistamos o nosso Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS)”, relembrou, Maria Helena.
O 2º presidente do Sindal, Edson Angelo da Silva (o Pepeu) enfatizou as conquistas do pagamento da Unidade Real de Valor (URV) e o Adicional por Tempo de Serviço, na sequência Pepeu lembrou (in memorian) os servidores Reginaldo Siqueira e Leandro Enoré. O ex-presidente, professor Ataíde Pereira de Almeida ressaltou os avanços dos sindicalistas como o PCCS que teve continuidade em sua gestão. A 4ª ex-presidente do SINDAL, Juscilânia Alves Moreira (a Nega) agradeceu a oportunidade de ter ocupado o cargo e por poder continuar ajudando nas buscas de melhorias para os servidores.
“Nós fazíamos o máximo para tentar atender e ajudar nossos servidores. No setor habitacional nós conseguimos tirar pelo menos 150 famílias do aluguel, com três condomínios. Vamos trabalhar e lutar para não deixar os servidores desamparados”, sintetizou Nega. Ao final, 5º ex-presidente, Leonir Pereira de Freitas, elogiou a atual gestão, disse que não é fácil gerir o Sindal, mas que é muito grato pela oportunidade de ter estado à frente da instituição e poder somar nesse processo de evolução e conquistas do órgão.
O evento foi prestigiado pelo ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Humberto Bosaipo, o servidor e atual vereador de Cuiabá, Demilson Nogueira (PP), o assessor parlamentar Ricardo Adriane, que na ocasião foi representando o deputado Eduardo Botelho, servidores e filiados