O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou que a partir da próxima segunda-feira (27) será aplicada a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 85 anos que já haviam concluído o esquema vacinal há pelo menos seis meses.

Ainda segundo o prefeito, será aplicado a dose adicional em pessoas imunossuprimidas que encerraram o ciclo vacinal há pelo menos 28 dias. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23), após o Ministério da Saúde enviar mais doses.

“Em respeito aos nossos idosos, essa vacinação vai ser descentralizada, tanto nos polos centrais como nos polos distribuídos em cada região da cidade”, disse Emanuel.

Atualmente, Cuiabá conta com cinco polos centrais e 14 unidades básicas de saúde que oferecem a vacina contra a Covid-19.

Emanuel ainda anunciou que abrirá o cadastro para adolescentes de 12 a 17 anos a partir de segunda. “Também estou autorizando a abertura dos cadastros para os adolescentes de 12 a 17 anos. E ainda uma ótima notícia para facilitar a vida das pessoas: a vacinação da segunda dose nas 14 unidades básicas de saúde que oferecem esse serviço será das 8h às 17h. Dessa forma, vamos avançando na guerra contra a covid-19”, afirmou.

 

O prefeito Emanuel Pinheiro autorizou a abertura do cadastro para vacinação com a vacina Pfizer de todos adolescentes de 12 a 17 anos de idade, porém, seguindo a ordem de prioridade definida pelo Ministério da Saúde.

Dessa forma, a vacinação desse público deve começar pelas adolescentes grávidas, puérperas e lactantes, adolescentes com deficiência permanente e com comorbidades. Em seguida, a prioridade deve ser dos jovens de 12 a 17 anos privados de liberdade. A lista de comorbidades está definida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Já a vacinação dos adolescentes sem comorbidades deve iniciar somente quando estiver conclusa a imunização dos grupos prioritários e dos que precisam da dose de reforço.

Ampliação do horário nas unidades básicas

Também a partir de segunda-feira (27), a segunda dose da vacina contra a Covid-19 estará disponível em tempo integral (das 8h às 17h) nas 14 unidades básicas de saúde que oferecem esse serviço. São elas:

Região Norte

UBS Ilza Terezinha Picolli Pagot

UBS Jardim União/Jardim Florianópolis

UBS Três Barras e Clínica da Família (CPA 1)

Região Sul

UBS Tijucal

UBS Pedra 90 V e VI

UBS Parque Ohara

UBS Jockey Clube

Região Leste

UBS Terra Nova

UBS Pedregal

UBS Dr. Fábio

Região Oeste

UBS Novo Colorado

UBS Santa Amália

UBS Novo Terceiro

Como se vacinar

Para tomar a segunda dose, continua sendo necessário consultar o cadastro no site cadastro.vacinacuiaba.com.br e imprimir o comprovante de agendamento (QR code), que indica o horário e a unidade em que a pessoa foi agendada. No ato da vacinação, é preciso levar o QR code impresso, documento oficial com foto e a caderneta de vacinação recebida na primeira dose. Caso a pessoa tenha perdido a caderneta, que tem valor de documento, é preciso apresentar um boletim de ocorrência. O horário de encerramento da vacinação é 17h, com isso, o último horário de agendamento ocorre às 16h.