O Brasiliense não digeriu a derrota por 1 a 0 para a Ferroviária, que culminou na eliminação do Jacaré da Série D do Brasileirão. O clube informou que enviou um pedido ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitando a anulação do resultado. O time do Distrito Federal também tenta uma liminar para paralisar o campeonato até o julgamento do caso.

A alegação da diretoria do Brasiliense é de que o clube foi prejudicado no lance que originou o pênalti e, posteriormente, o gol da vitória da Ferroviária.

“Serve a presente para respeitosamente requerer seja recebida esta Impugnação, processada e ao final dado procedência, anulando-se a viciada Partida por erro de direito cometido pela equipe de arbitragem em respeito às regras do jogo, a legislação desportiva aplicável e aos torcedores consumidores amantes do futebol que não podem ser lesados por esta mácula ao futebol como um todo”, diz trecho do pedido enviado pelo Brasiliense ao STJD.

O Brasiliense quer que seja aberto um inquérito para apurar o lance do pênalti, com depoimentos de toda a equipe de arbitragem, principalmente, o árbitro principal, Antônio Márcio Teixeira da Silva, e o auxiliar Celso Luiz da Silva.

O clube ainda tenta uma liminar que suspenda a realização das partidas das oitavas de final da Série D até que o pedido de impugnação de partida tenha o julgamento concluído.

A polêmica

Depois de empatarem por 0 a 0 no jogo de ida, disputado no Estádio Defelê, na Vila Planalto (DF), Ferroviária e Brasiliense chegaram ao Estádio da Fonte Luminosa precisando de uma vitória por qualquer placar para garantir uma vaga nas oitavas de final da Série D.

A partida se encaminhava para a decisão nos pênaltis, mas aos 22 minutos do segundo tempo, o árbitro Antônio Márcio Teixeira da Silva marcou falta de Alex Murici em Júlio Vitor. Depois de muita reclamação, o árbitro apontou a marca do pênalti, o que gerou reclamações por parte dos jogadores e da comissão técnica do Brasiliense.

Atletas e membros da comissão técnica do Jacaré afirmam que a falta teria sido cometida fora da área e, por isso, não deveria ter sido assinalado o pênalti. A partida ficou paralisada por 13 minutos até que o próprio Júlio Vitor pudesse cobrar a penalidade máxima e garantir a vitória da Ferroviária.

Com a classificação, a Ferroviária garantiu uma vaga nas oitavas de final da Série D, e vai enfrentar o Esportivo-RS, em uma busca por um lugar nas quartas de final da competição. (Globo Esporte)