Neste ano de 2021, a escritora Marta Cocco completa 30 anos do lançamento do primeiro livro e 55 anos de idade. Com quatro prêmios literários e uma seleção pelo Ministério da Educação (MEC),  em âmbito nacional, Marta decidiu comemorar a vida, nestes tempos de pandemia, disponibilizando toda a sua obra em versos no site da Amazon. São cinco livros em segunda edição e o inédito Domicílio (alguns poemas foram publicados nas redes sociais da autora no ano passado, aos sábados.)
Domicílio já estava pronto desde 2017, conta a escritora. “Na época não quis publicar, porque em 2016 havia lançado 3 livros. Achei que ficaria muito “over”. Aí esperei 2021 porque todos os outros livros de poemas, coincidentemente, foram lançados em anos com final 1 ou 7. Então resolvi manter isso. O engraçado é que no ano passado lancei dois livros infantis e neste ano mais dois, portanto, agora também está “over”. Mas a pandemia me deixou com medo. A pandemia e tantas outras coisas que estão acontecendo. Não dá para adiar mais. Não se sabe se teremos amanhã”, argumentou ela, para a reportagem do Cuiabano News.
Os poemas versam sobre o mundo e a palavra como domicílios do ser. “Estar no mundo sujeito às imposições da sobrevivência num sistema que anula algumas potências da natureza humana, não é fácil. O pensamento que se forma nas entranhas dos sentidos vai se organizando em versos que a gente publica, porque deseja repartir”, diz a poeta.

A segunda edição dos livros foi organizada pela editora Gesto com a supervisão da própria autora.
Os livros estarão disponíveis no site da Amazon no dia 18 de setembro, dia do aniversário de Marta.
Os cinco primeiros (Divisas, Partido, Sete Dias e Meios) estarão disponíveis pelo valor simbólico de um dólar, assim como o primeiro livro infantil (Lé e o elefante de lata). O novo, Domicílio, custará 3 dólares, no formato digital. O livro de papel poderá ser adquirido diretamente com a autora, no Whatsapp (065) 9.99341 9304, por 30,00 reais, já incluídas as despesas de correios. O lançamento presencial deverá acontecer em novembro em feira literária a ser confirmada ainda.

 

Marta Helena Cocco – nasceu em Pinhal Grande (RS), em setembro de 1966. Mudou-se para Mato Grosso em 1992.  É graduada em Letras, Mestre em Estudos da Linguagem e Doutora em Letras e Linguística. Leciona Literaturas da Língua Portuguesa na Universidade do Estado (Unemat) e ocupa a cadeira nº 18 na Academia Mato-Grossense de Letras. É pesquisadora do grupo Ler (Unemat/CNPq).

Publicou os livros:
– Divisas – poemas (Santa Maria – RS: Ed. da autora, 1991);
– Partido – poemas (Cuiabá: Ed. Tempo Presente, 1997);
– Meios – poemas (Cuiabá: Ed. da autora, 2001) – Prêmio Mato Grosso Ação Cultural;
– O ensino da literatura produzida em Mato Grosso – identidades e regionalismo – crítica lit.(Cuiabá: Ed. Cathedral, 2006);
– Sete dias – poemas (Rio de Janeiro: ed. Galo Branco, 2007);
– Sábado ou cantos para um dia só – poesia (Cuiabá: ed. Carlini e Caniato, , 2011);
– Lé e o elefante de lata – infantil (Tangará da Serra:ed. Ideias, 2013);
Doce de formiga – infantil (ed. Tanta Tinta:, 2014);
– Mitocrítica e poesia – crítica literária (Cuiabá: Ed. Carlini e Caniato, , 2016);
– Não presta pra nada – contos (Cuiabá:Ed. Carlini e Caniato, 2016)-Prêmio Mato Grosso de Literatura;
Sabichões – infantil (Cuiabá: ed. Tanta Tinta,2016) – Selecionado no PNLD literário 2018;
– Meu corpo é uma fabricazinha? – infantil (Tangará da Serra: ed. da autora, 2020);
– Escrituras animais – infantil– Prêmio Estevão de Mendonça de Literatura. (Tangará da Serra: Ed. Gesto,2020)
– As coisas cansadas das mesmas coisas (Tangará da Serra: Ed. Gesto, 2021).
– Domicílio (Tangará da Serra: Ed. Gesto, 2021).