O Distrito Industrial foi o local escolhido para construção do terminal da primeira ferrovia estadual em Cuiabá. A localização da região, que concentra parte significativa do setor produtivo da Capital, foi confirmada pelo secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, na quarta-feira (15).
Conforme o gestor, a localização exata do terminal só poderá ser confirmado pela empresa Rumo Logística – que foi a única que pleiteou o edital estadual para construção da ferrovia.
Ao Jornal da CBN Cuiabá, o secretário afirmou também que há uma previsão de criação de até 20 mil novos empregos com a chegada da ferrovia na Capital. Presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Vuolo afirmou ainda que a estimativa envolve tanto empregos diretamente ligados à ferrovia quanto outros postos de trabalho.
A estimativa é baseada no quantitativo esperado para o terminal de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). Naquele município, há uma previsão de 3,7 mil novos empregos. Contudo, pelo fato de o posto da Capital ser maior, espera-se que sejam gerados 5 mil empregos diretos.
“Aí tem a questão da construção do terminal, a construção da ferrovia, a aquisição de produtos que virão para cá para serem implementados. Então, o movimento geral que a ferrovia vai causar, em termos diretos e indiretos, com certeza atinge esse número”, disse o secretário.
“Além disso, temos também as indústrias e empresas que passarão a investir mais, prevendo sua ampliação. Então, eu vejo que para Cuiabá diretamente nós teremos, no mínimo, cerca de 20 mil empregos diretos sendo trabalhados a partir do momento em que iniciar o projeto”, além disso.
Ferrovia
Serão implantadas 730 quilômetros de linha férrea em Mato Grosso e a homologação do resultado está publicada na edição extra do Diário Oficial do Estado que circulou na sexta-feira (10).
O projeto da ferrovia prevê a implantação de trilhos e terminais que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).
A proposta apresentada pela empresa prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual, com início de obras já em 2022.
Também está previsto o início da operação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá no ano de 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028. Estudos realizados pela empresa indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia