O Brasil segue nadando de braçada nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo 2022. Nesta quinta-feira, a seleção venceu o Peru por 2 a 0, na Arena Pernambuco, em partida válida pela 10ª rodada, e seguiu com 100% de aproveitamento.

O nome do jogo foi o atacante Neymar, que deu assistência para Everton Ribeiro abrir o placar e depois fechou a conta no Recife. Os dois tentos saíram ainda no 1º tempo. O camisa 10 também chamou a atenção ao comemorar seu gol levantando a camisa e mostrando uma barriga em forma.

O gesto foi uma clara resposta às críticas que ele recebeu por, aparentemente, ter se apresentado acima do peso nos primeiros dias da Data Fifa.

De negativo, apenas seu cartão amarelo, tomado aos 45 do 2º tempo, que o tirou do próximo jogo das eliminatórias, contra a Venezuela, em outubro. Com mais essa vitória, a 8ª em 8 partidas, o Brasil se aproxima cada vez mais de garantir a vaga no Mundial do Catar.

Vale lembrar que o jogo contra a Argentina, que foi suspenso após a entrada de agentes da Anvisa em campo, no último domingo, ainda está sub judice na Fifa.

Situação do campeonato

Com o resultado, o Brasil segue perfeito nas eliminatórias, vai a 24 pontos, na liderança isolada, e fica cada vez mais próximo do Catar. Já o Peru fica com 9 pontos e está na  posição, agora a 5 pontos da zona de repescagem para o Mundial.

Neymar foi decisivo contra a seleção peruana, como vem sendo hábito nos últimos anos. Aos 14 do 1º tempo, mostrou raça, roubou bola de Santamaría e cruzou para Everton Ribeiro abrir o placar. Depois, aos 40, aproveitou bate-rebate na área para balançar as redes.

Agora, ele soma 12 gols em partidas de eliminatórias de Copa do Mundo em sua carreira. Na comemoração do tento, aliás, ainda tirou onda e mostrou barriga “tanquinho”, acabando com polêmicas sobre seu peso.

Foi mal: Cueva

O meio-campista sequer foi notado em campo na partida desta quinta-feira. Escalado com a camisa 10 e tendo a responsabilidade de carregar a bola, ele nem tocou na redonda. Nos 45 minutos em que ficou em campo, sua atuação não agradou o técnico Ricardo Gareca. Prova disso é que ele foi substituído logo no intervalo, dando lugar a Flores.

Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo no dia 6 de outubro, pelas eliminatórias da Conmebol para a Copa. Na ocasião, o Brasil viaja para enfrentar a lanterna Venezuela, enquanto o Peru recebe o Chile.

Ficha técnica

Brasil 2 x 0 Peru

GOLSBrasil: Everton Ribeiro [14′] e Neymar [40′]

BRASIL: Weverton; Danilo (Daniel Alves), Lucas Veríssimo, Militão e Alex Sandro; Casemiro (Bruno Guimarães), Gerson (Edenílson), Everton Ribeiro (Matheus Cunha) e Paquetá; Neymar e Gabigol (Hulk) Técnico: Tite

PERU: Gallese; Advíncula, Santamaría (Ramos), Callens e Marcos López; Tapia (Cartagena), Christofer Gonzáles, Yotún (Costa) e Cueva (Flores); Carrillo e Lapadula (Ruidíaz) Técnico: Ricardo Gareca