A Prefeitura do Rio aceitou o pedido do Flamengo e vai liberar a presença de público nos jogos da equipe a partir do duelo com o Grêmio, no dia 15 de setembro, pela Copa do Brasil. Serão três jogos, que servirão como eventos-teste, e que permitirão ocupação de 35% a 50% da capacidade do estádio. A decisão consta em nota técnica assinada na última segunda-feira pelo Secretário de Saúde, Daniel Soranz.

Os jogos serão os seguintes:

1 – Flamengo x Grêmio – 15/09 (Copa do Brasil)
Capacidade: 24.783 pessoas (aprox. 35%)

2 – Flamengo x Grêmio – 19/09 (Brasileiro)
Capacidade: 28.324 (aprox. 40%)

3 – Flamengo x Barcelona de Guayaquil – 22/09 (Libertadores)
Capacidade: 35.045 (aprox. 50%)

Os torcedores que forem ao estádio terão de cumprir uma série de protocolos sanitários como distanciamento de 1 metro nos assentos, apresentação de comprovante de vacinação e teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo, no prazo de até 48h. Apenas de laboratórios indicados pelo clube poderão fazer a coleta, e o resultado será enviado para o torcedor e para os organizadores. Os ingressos serão vinculados a cada comprador, que terá de apresentar documento de identidade na hora da retirada, além da utilização da máscara facial.

Será permitida a entrada de recipientes com álcool em gel 70%, (até 100 ml). Os torcedores receberão pulseiras coloridas, de acordo com os setores em que assistirão às partidas. Além disso, todos os presentes serão monitorados pela Secretaria através do número do CPF pelo prazo de 15 dias, para tentar barrar a disseminação, caso haja registro de infectados.

A liberação ocorreu após o Flamengo enviar, por duas vezes, à Prefeitura um plano de ação para executar os eventos-teste. O documento previa os protocolos sanitários que serão adotados. Após análise da Secretaria Municipal de Saúde, o pedido foi aceito.

Em agosto, a CBF se posicionou contra a presença de público em jogos do Cruzeiro, que havia conseguido uma liminar individual no STJD para receber torcedores. A medida era contrária ao que constava no protocolo feito pela própria entidade que organiza o futebol nacional, que condiciona o retorno do público à aprovação dos clubes por meio de conselhos técnicos.

Mas, o Flamengo tem tempo hábil. Foi marcada para esta quarta-feira uma reunião extraordinária do conselho técnico, entre clubes e CBF, no qual será votada a presença da torcida nos estádios nos jogos das competições nacionais. (Globo Esporte)