Com pouco mais de um mês da abertura da terceira era no Cruzeiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo teve os primeiros 30 dias de um bom aproveitamento pela Raposa na Série B. Com o sonho de conquistar o acesso, o treinador acumula aproveitamento pela Raposa melhor que o primeiro colocado, Coritiba. Mas ainda insuficiente para se distanciar do Z-4.
No desfecho da 22ª rodada, o Cruzeiro tem a chance de dar um salto na tabela diante dos resultados de concorrentes próximos. Com 25 pontos, o time pode ultrapassar Ponte Preta (25), Brusque (27, empatou na rodada) e Remo (27, perdeu na rodada).
Poderá terminar a rodada na 12ª colocação, a melhor posição do clube na atual Série B do Brasileiro. Isso se se vencer. Se assim acontecer, o time ainda amplia a sequência de invencibilidade para nove jogos.
Esse cenário só foi possível com a arrancada dada pelo Cruzeiro com Vanderlei Luxemburgo. O time conquistou 12 dos 18 pontos disputados. Aproveitamento de 66,66%, superior aos 63,6% do Coritiba, atual líder da competição.
Com Luxemburgo, o Cruzeiro saiu da zona do rebaixamento e já briga por posições no meio da tabela. Mas o treinador sabe que é preciso continuar pontuando para subir e poder sonhar com a briga pelo acesso.
Atualmente, o Cruzeiro está a dois pontos da zona do rebaixamento e a 13 do G-4. A briga, neste momento, continua sendo a luta contra o rebaixamento.
Jogo a jogo
Pelo fato de estar próximo da luta contra o rebaixamento, mas ainda sonhando com um – neste momento – improvável acesso, o Cruzeiro trabalha com o discurso interno e externo da estratégia “do jogo a jogo”. Na visão de quem comanda o clube, é preciso ir somando pontos para, aí sim, conseguir se aproximar.
Cruzeiro ainda busca sequência de vitória na Série B — Foto: Aílton Cruz/Gazeta de Alagoas
O que ainda incomoda é que, apesar de o trabalho de Vanderlei Luxemburgo ser muito elogiado, há o entendimento – inclusive do próprio técnico – que é preciso buscar uma sequência de três ou quatro vitórias para somar pontos consecutivos e chegar próximo da briga pelo acesso. (Globo Esporte)