A Fifa emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira lamentando a suspensão do jogo entre Brasil e Argentina, no último domingo, pelas Eliminatórias da América do Sul para Copa do Mundo de 2022.
“A Fifa lamenta as cenas anteriores à suspensão da partida entre Brasil e Argentina que impediram milhões de torcedores de desfrutar de uma partida entre as duas das mais importantes nações do futebol no mundo”, diz um trecho do comunicado, que continua com a Fifa dizendo que vai analisar o caso:
“Os primeiros relatórios oficiais da partidas foram enviados à Fifa. Estas informações serão analisadas pelos órgãos disciplinares competentes e uma decisão será tomada no seu devido tempo”.
Posteriormente, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, falou sobre a celeuma em São Paulo que classificou como “loucura”.
– Vimos o que aconteceu com o jogo entre Brasil e Argentina, dois dos times mais gloriosos da América do Sul. Alguns oficiais, policiais e seguranças entraram em campo após alguns minutos de jogo para tirar alguns jogadores – é uma loucura, mas precisamos para lidar com esses desafios, essas questões que vêm em cima da crise do Covid – disse Infantino, em um vídeo gravado e exibido durante a reunião da ECA (Associação Europeia de Clubes) nesta segunda-feira.
Como tudo aconteceu
A partida na Neo Química Arena foi paralisada por volta dos seis minutos. Agentes da Anvisa, depois seguidos por policiais, entraram no estádio, no gramado e foram atrás de jogadores. O delegado da partida tentou impedir, mas foi em vão. Houve discussão com dois jogadores da Argentina.
A Anvisa diz que quatro argentinos deveriam cumprir quarentena pois passaram pela Inglaterra nos últimos 14 dias. O goleiro Emiliano Martinez, os meias Emiliano Buendia e Giovani Lo Celso e o zagueiro Cristian Romero atuam no futebol inglês. Antes, viajaram direto para a Venezuela para jogar – a Argentina venceu por 3 a 1.
Ainda segundo a Anvisa, houve informação errônea cedida pelos argentinos no formulário de entrada ao país. Sem mencionar que os quatro atletas estiveram na Inglaterra nas últimas duas semanas.
Após a comissão disciplinar da Fifa agora vai avaliar o caso e, seja qual for a decisão, muito provavelmente, ou Brasil ou Argentina, que querem os pontos do jogo, vão contestar e levar ao comitê de apelação da Fifa. Estes processos costumam ser demorados.
O que significa dizer que a tabela das Eliminatórias, que têm Brasil e Argentina isolados na ponta com 21 e 15 pontos, respectivamente, vai ter asterisco com a sinalização de que há jogo a menos na tabela, por conta da suspensão de Brasil x Argentina.
Além de Brasil x Argentina, a Fifa também terá que analisar outro jogo suspenso das Eliminatórias para 2022: Guiné x Marrocos, jogo das eliminatórias africanas que aconteceria nesta segunda mas que foi cancelado por conta de um Golpe de Estado em Guiné, país da África Ocidental. (Globo Esporte)