O governador Mauro Mendes (DEM) negou que tenha promovido qualquer alteração no traçado da ferrovia estadual que pudesse prejudicar os municípios produtores da região noroeste e médio-norte do Estado. Segundo ele, o desenho é de responsabilidade da iniciativa privada.

 

A ferrovia estadual prevê a implantação de 730 km de linha férrea, que vão interligar Rondonópolis a Cuiabá e também aos municípios de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se com a Malha Paulista, que leva até o Porto de Santos (SP).

 

A obra estadual irá atender a uma região em um raio de 500 km, o que impacta 27 municípios diretamente e abrange quase 60 cidades de forma indireta.

“Não tenho como levar a ferrovia para 141 municípios. Se existia um traçado [anterior], desconheço. Se tinha, era aquilo que faz em um papel, tem 30 anos e nunca foi executado. Quem fala, fala e não faz, tem valor zero”, criticou.

 

“Esse traçado [atual] foi proposto por quem vai fazer e tem viabilidade, que é a iniciativa privada, porque é ela quem vai colocar o dinheiro. O Governo de Mato Grosso está dando a autorização para alguém fazer. E o dinheiro é 100% privado”, explicou.

 

A obra deverá receber investimento total de R$ 12 bilhões e, segundo Mendes, “atende perfeitamente toda a região produtora”.

 

“Todo o dinheiro é privado, E se essa empresa vai colocar o dinheiro dela, ela escolhe o melhor traçado, sob o ponto de vista de engenharia, de viabilidade comercial. Quem escolheu isso é quem vai pagar”, disse.

 

O governador voltou a defender que a obra pioneira será um grande marco para o desenvolvimento do Estado, chamando-a de ferrovia da indústria.

 

“Ela vai melhorar muito a competitividade da indústria de Mato Grosso. Ela nos liga ao Porto de Santos, mas também ao grande mercado consumidor. Vamos levar nosso etanol de milho de trem para São, ao invés de caminhão, e isso vai baratear o frete e nos permitir ter mais indústria, mais emprego e renda no Estado”, ressaltou.

 

Veja o traçado da ferrovia:

 

 

Chamamento

O prazo do chamamento o público lançado no dia 19 de julho vence na próxima sexta-feira (2), quando o Governo irá abrir as propostas das empresas interessadas. Até o momento, apenas uma já teria se manifestado.

 

Após análise da documentação, a previsão é de que o resultado final da Chamada Pública seja divulgado em até 15 dias, com a subsequente autorização e formalização de contrato de adesão.

 

Com a assinatura do contrato, fica autorizada a implantação, operação e exploração da ferrovia pelo prazo de 45 anos e a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.

 

A previsão é de que o terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025, enquanto o de Lucas do Rio Verde deverá ser finalizado até o 2º semestre de 2028.