Ser um advogado ou advogada de sucesso pressupõe compreender o valor da liderança, por isso, temos nos dedicado a despertar para a realidade de procurarmos ser líderes em nossos segmentos, muito mais que meros gestores de nossos negócios.

 

Já esclarecemos algumas formas de liderança e o quão importante são as habilidades da inteligência emocional para que possamos transitar dentre os estilos de modo a alcançar o melhor de nossos colaboradores e ótimos resultados para nossos negócios.

Leia TAmbém:

– Advogado, contrate com sucesso!

– Inconstitucionalidade da cobrança do ICMS nas transferências entre estabelecimentos do mesmo contribuinte

– Três ou quatro verdades sobre adoção

– O Afeganistão é aqui

– A missão de Primeira-Dama

 

Porém hoje vamos além e queremos convidá-los a buscar um novo olhar, a inovação e pensar como um líder futurista. Aí nos perguntam, o que vem a ser um líder futurista?

O novo líder, na nova sociedade, deve investir cerca de 70% do seu tempo antecipando futuros, para que tenha um negócio de sucesso. A liderança que propomos tem o poder de mudar sua forma de pensar o presente e o futuro, alterando a maneira de conduzir seu negócio jurídico, os dilemas que deve resolver, sempre antevendo novas realidades do mercado.

 

O mercado está mudando rapidamente e vai ser totalmente diferente no futuro! Somente um profissional antenado e que desenvolva o que propomos conseguirá navegar neste oceano com sucesso.

 

A habilidade que falamos é a capacidade de imaginar diferentes futuros, por via de diferentes métodos (pressupostos), para atingir diferentes fins, e portanto, nós advogados, não poderemos  pensar o futuro usando ferramentas de gestão  do passado, precisamos falar e escrever a língua do futuro.

 

Será impossível advogar na área digital, para as Empresas com Liderança Futurista, para empresas com foco em inovação se o (a) advogado (a) não for letrado em Liderança Futurista. Temos que reconhecer com urgência que a era digital não é linear e nem previsível, antes tem vários futuros possíveis, plausíveis, preferíveis, desejáveis e prováveis.

 

*DYNAIR ALVES DE SOUZA e ANA LÚCIA RICARTE 

*Dynair Souza (@dynairsouza) é advogada, master coach,  mentora de carreira e negócios, professora e palestrante, presidente da Comissão de Gestão Estratégica e Liderança na Advocacia da ABA Mato Grosso, cocriadora do programa Advocacia 5.0 de sucesso (@adv5.0desucesso

*Ana Lúcia Ricarte (@anaricarteadvogada) é advogada, gestora de escritório, mentora e palestrante,  diretora da ABA Mato Grosso, cocriadora do programa Advocacia 5.0 de sucesso.