Sede dos Jogos Olímpicos, Tóquio registrou recorde diário de casos de Covid-19 nesta quinta-feira, com 5.042 novas infecções, superando as 4.166 contaminações apontadas no dia anterior. A informação é do jornal japonês “The Mainichi”. O governo declarou estado de emergência pela quarta vez.
A capital japonesa tenta impedir uma quinta onda de casos de coronavírus. Em julho, foram registrados um total de 44.034 infecções, média de 1.420 casos por dia – o número é mais de três vezes maior em relação à média diária de junho (432).
Tóquio registrou 236.138 casos desde o início da pandemia, o maior número do Japão. Na última quarta, 3.399 pacientes de Covid estavam hospitalizados na capital, sendo 115 com sintomas graves.
A cidade tem acumulado recordes diários de casos, que triplicaram desde a abertura das Olimpíadas, no dia 23 de julho. Especialistas dizem que o número pode atingir 10 mil em algumas semanas. O governo tenta aumentar as restrições, mas as ruas de Tóquio estão cheias de pessoas, os trens estão lotados, e os restaurantes, mesmo com horário para fechar, estão bem frequentados.
A organização dos Jogos tem realizado testes diários, mas a “bolha” olímpica não funciona perfeitamente, com cerca de 30 infecções por dia. Na última quarta, o Comitê Olímpico Internacional confirmou 29 novos casos de Covid-19 de pessoas ligadas às Olimpíadas, com quatro atletas infectados. (Globo Esporte)