O torcedor do Atlético-MG irá voltar ao Mineirão para ver, in loco, a equipe competir. O retorno, entretanto, caminha para ser antecipado. Aproveitando a decisão favorável ao Flamengo, o jurídico do Galo também irá ao STJD para que os portões sejam abertos nos jogos do Brasileiro, nos quais ele será mandante.

A intenção do Galo é de que o atleticano já consiga acessar o Gigante da Pampulha (ou o Independência) já no dia 14 de agosto, em jogo decisivo pelo Brasileirão, contra o Palmeiras. A informação da ação do Atlético é da Rádio Itatiaia, e foi confirmada pelo ge.

Entretanto, não basta apenas a autorização do poder público municipal, pois a CBF ainda não havia dado o sinal verde para o retorno do torcedor em suas competições e tinha planejado fazer eventos-testes a partir das quartas de final da Copa do Brasil. A confederação, inclusive, já avisou que irá recorrer da decisão que favorece o Flamengo.

Nas condições atuais da tabela, este encontro é entre líder e vice-líder. Na partida seguinte do Atlético (18/8), haverá o River Plate na volta da Libertadores, com garantia de retorno do torcedor, já que a Conmebol liberou a volta de torcida presencial em suas competições, e o Mineirão tem a liberação da Prefeitura de Belo Horizonte.

O Flamengo conseguiu liminar favorável do presidente do STJD, Otávio Noronha, para mandar seus jogos no Brasileirão com público de volta o Maracanã, respeitando limitações de capacidade. É o que acontecerá no Galo. A PBH autorizou até 30% de torcedores nas praças da capital. No Mineirão, significa por volta de 16 mil lugares disponíveis e Galo até criou uma comissão para elaborar as medidas na venda de ingressos e outras atribuições deste retorno.

Estádio Mineirão decorado pela torcida do Atlético — Foto: Pedro Souza/Atlético

Estádio Mineirão decorado pela torcida do Atlético — Foto: Pedro Souza/Atlético

ge apurou que já houve uma conversa informal do Atlético com o presidente do STJD, nesta quarta-feira, se fazendo valer da decisão proferira em favor do Flamengo. O retorno de Otávio Noronha foi positivo. Ainda carece, porém, de movimentações formais, com o Galo apresentando liminar ao órgão, o que acontecerá nesta quinta-feira.

Antes de tudo isso, porém, a equipe de Cuca entra em campo por vaga nas quartas da Copa do Brasil. O duelo com o Bahia é às 21h30 desta quarta, após 2 a 0 na ida. Se passar de fase, o Atlético, obtendo liminar do STJD, também irá jogar na Copa do Brasil com público em BH.

São mais de 500 dias de espera do torcedor do Galo, que ainda não conseguiu ver Hulk e cia. de perto. O último jogo com torcida alvinegra em BH foi no clássico contra o Cruzeiro, ainda na primeira fase do Campeonato Mineiro, em 7 de março de 2020 (vitória de 2 a 1). Nem Sampaoli havia começado a trabalhar, quando veio a pandemia da Covid-19. (Globo Esporte)