O vereador de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá) Toninho Bernades (PL) foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (4) durante a 2ª fase da Operação Terra Envenenada, que busca desmantelar uma organização criminosa envolvida em comércio, transporte e comercialização ilegal de agrotóxicos. Além do parlamentar, outras nove pessoas foram presas e 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Os agentes da Polícia Federal informaram que além do mandado de prisão, foram realizadas buscas no gabinete do vereador. Os policiais teriam levado documentos, computador, celulares. A efetiva participação do parlamentar no esquema criminoso, no entanto não foi revelada.
Toninho deverá ser levado à sede da Polícia Federal para prestar depoimento ao delegado responsável.
Além de Mato Grosso, a operação foi deflagrada em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. O objetivo da ação foi o combate ao ingresso, transporte e comercialização de agrotóxicos ilegalmente importados mediante extensa rede criminosa formada a partir do Paraguai e China até o norte de Mato Grosso.
A investigação originou-se da análise do material e depoimentos colhidos na primeira fase da operação, quando foi desmantelada a organização criminosa e apreendida mais de uma tonelada de agroquímicos contrabandeados ou adulterados.
Desde essa etapa inicial, a Polícia Federal intensificou as investigações e identificou grandes grupos de fornecedores regionais e nacionais, cujos líderes e integrantes foram presos nesta data.
Foram apreendidos documentos e materiais de interesse para investigação, agrotóxicos, além de armas irregulares.