Três cidades de Mato Grosso (MT) conhecerão seus novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares neste domingo (1º). Veja quem são os candidatos que concorrem ao posto em cada uma das localidades:
Os eleitores de Acorizal optarão por Benna Lemes (DEM) ou Diego Taques (PSD). Já em Matupá, as eleições serão entre Bruno Mena (DEM), Geraldo Gezoni (PSB) e Marinilde (MDB). Na cidade de Torixoréu, por sua vez, concorrem Jonnes Saggin (PL) e Thiago Timo (PSB).
Os eleitores, mesários e todos os envolvidos nas eleições suplementares deverão seguir os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano de Segurança Sanitária do Tribunal Superior Eleitoral, criado em 2020. A medida visa minimizar os riscos de transmissão do Coronavírus.
Entre as principais práticas obrigatórias a serem observadas, está o uso de máscara de proteção facial para entrada e permanência no local de votação. Além disso, será disponibilizado álcool em gel para a higiene das mãos antes e depois da utilização da urna. Recomenda-se, ainda, que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
Todos os que apresentarem febre, sintomas relacionados à Covid-19 ou até diagnosticados com a doença nos últimos 14 dias não devem comparecer ir às seções eleitorais. No entanto, é importante que justifiquem a ausência em até 60 dias.
O cidadão que presenciar a realização de propaganda eleitoral irregular e/ou um crime eleitoral no decorrer das Eleições Suplementares de Acorizal, Matupá e Torixoréu pode denunciar o fato à Justiça Eleitoral. As denúncias podem ser feitas na Ouvidoria do TRE-MT, pelo telefone 0800-6478191, ou por meio do Aplicativo Pardal.