A confirmação da saída de Simone Biles mudou completamente o cenário sobre a final geral individual feminina da ginástica artística. Apontada como grande favorita ao ouro em Tóquio-2020 após o sucesso na Rio-2016, a norte-americana não competirá na categoria para ‘focar na saúde mental’.

Com a decisão da ginasta, a competição que acontece nesta quinta-feira (29), a partir de 7h50 (de Brasília), passa a ter novas protagonistas. Entre elas, Rebeca Andrade.

A brasileira assumiu os holofotes nas eliminatórias disputadas no último final de semana ao deixar o Centro de Ginástica Ariake com a segunda maior nota geral na somatória dos quatro aparelhos, superada por 0,332 por Biles.

Além da atleta do Flamengo, quem também desponta no novo cenário de favoritismo é Sunisa Lee, justamente quem assumiu o protagonismo na equipe norte-americana logo após a saída de Simone na final coletiva feminina.

Suni, como a ginasta é conhecida nos Estado Unidos, teve notas superiores às de Rebeca Andrade e Simone Biles em dois aparelhos nas eliminatórias: barras assimétricas e trave. O trunfo das primeiras colocadas, no entanto, foi justamente variar pouco e conseguir performar bem em todas as apresentações.

Além da brasileira e da norte-americana, a disputa pela medalha de ouro em Tóquio passará a ter olhos atentos voltados a Angelina Melnikova e Vladislava Urazova, que competem pelo Comitê Olímpico Russo (ROC), e que conquistaram a honraria dourada por equipes na terça-feira, superando justamente os Estados Unidos.

Ainda há expectativa elevada em torno da belga Nina Derwael, destaque nas barras assimétricas, e da chinesa Guan Chenchen, dona da maior nota na trave.

Biles disputaria a final no individual geral nesta quinta-feira, mas a confederação dos EUA de ginástica anunciou a desistência dela, citando situações de saúde mental.

“Após avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos”, diz a USA Gymnastics, em comunicado.

“Simone será avaliada diariamente para determinar se vai ou não participar nos eventos individuais da semana que vem. Jade Carey, que terminou em nono na fase de classificação no individual geral, irá substituí-la no evento geral”, completa.

Biles faz desabafo sobre ‘peso do mundo’

O Comitê Olímpico Russo é ouro na ginástica feminina por equipes. Simone Biles, grande nome do esporte na atualidade, abandonou a decisão após o primeiro salto e, de casaco e máscara, apenas assistiu de fora à derrota das norte-americanas.

A confirmação da desistência de Simone Biles durante a final por equipes levantou rumores a respeito de uma possível lesão, forçando a saída da atleta por ‘questões médicas’, segundo o que foi comunicado pela a equipe de ginástica norte-americana.

Ela performou apenas um salto na primeira rotação da final, sem conseguir a aterrisagem – acabou recebendo apenas 13.700 como nota, bem abaixo de seus altos padrões. Depois da prova, no entanto, Biles falou com a imprensa e admitiu que não foi apenas o tornozelo, que ela precisou enfaixar após o salto, que a tirou da prova.

“Foi para focar no meu bem-estar, na minha saúde mental. Vocês sabem, a vida não é apenas ginástica”, desabafou.

“Ainda que sejam grandiosos os Jogos Olímpicos, no fim do dia queremos sair caminhando daqui, não de muletas. Já não confio mais em mim mesma como antes. Não sei se é a idade, estou um pouco mais nervosa me apresentando. Sinto como se já não me divertisse tanto, sei disso”, seguiu.

“É uma droga quando você sente o peso do mundo e você sente como se não conseguisse retorno para o tanto que treinamos. Estamos totalmente preparados, mas é uma droga quando você está lutando contra sua própria mente. Tipo, você quer fazer aquilo por você, mas estão tão preocupada com o que todos vão dizer, na internet e outras coisas as vezes. Então precisava parar um pouco”.