O São Paulo soube “virar a chave” rapidamente depois de ter sido goleado no Brasileirão pelo Flamengo, entrou no modo Copa do Brasil e venceu o Vasco por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Morumbi, no jogo de ida das oitavas de final do torneio mata-mata. Com gols de Rigoni, no primeiro tempo, e Pablo, no segundo, o Tricolor abriu importante vantagem diante de um Vasco que lutou e incomodou bastante em alguns momentos, mas acabou cedendo ao maior volume ofensivo do time da casa. Ainda na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o São Paulo de Hernán Crespo dá um bom passo rumo às quartas de final da Copa do Brasil – semana que vem os times se reencontram para decidir a vaga.
O Vasco, por sua vez, não fez um jogo ruim. Até conseguiu finalizar 16 vezes (contra 18 do adversário), mas a diferença de nível técnico entre os times foi evidente em vários momentos.
Uma das melhores contratações do ano no futebol brasileiro, o argentino voltou a esbanjar sua categoria. Aos 14 do 1º tempo, recebeu lançamento de mais de 50 metros de Benítez e matou com uma facilidade absurda.
Em seguida, aplicou um drible maravilhoso na defesa vascaína e finalizou com precisão de direita para anotar um golaço. Durante a partida, ainda chamou a atenção por bater escanteios de qualidade com as duas pernas. Foi substituído na metade do 2º tempo para não cansar.
Depois, viu Pablo antecipar sua marcação e anotar de cabeça o 2º tento dos tricolores. Os 34 anos de idade claramente estão transparecendo em campo, como no lance em que levou amarelo aos 44 do 2º tempo. Ainda que claramente tenha ainda certo nível técnico, aparenta não acompanhar mais o futebol da Série A.
No frio da capital paulista, Miranda e Germán Cano se desentenderam e esquentaram o tempo no Morumbi. Dupla precisou ser separada e contida pela arbitragem.
São Paulo e Vasco voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), em São Januário, pelo segundo duelo das oitavas. O Tricolor pode até perder por um gol de diferença para se classificar. O Cruz-Maltino precisa vencer por três ou mais para avançar no tempo normal. Qualquer vitória vascaína por dois gols leva a decisão para os pênaltis.
Ficha técnica
São Paulo 2 x 0 Vasco
GOLS: São Paulo: Rigoni [14′] e Pablo [79′]
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Arboleda (Bruno Alves), Miranda e Léo Pelé; Orejuela, Rodrigo Nestor (Liziero), Igor Gomes (Gabriel Sara), Benítez (Talles Costa) e Reinaldo; Rigoni (Marquinhos) e Pablo Técnico: Hernán Crespo
VASCO: Vanderlei; Léo Matos, Ernando, Leandro Castan e Zeca; Galarza (Arthur Sales), Bruno Gomes e Marquinhos Gabriel (Sarrafiore); Léo Jabá (Morato), Gabriel Pec (Andrey) e Cano Técnico: Lisca (ESPN)