O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), decidiu prorrogar, por mais 90 dias, o estado de emergência na cidade por causa da pandemia de covid-19. O decreto nº 83/2021 foi publicado nesta quarta-feira (28), trazendo alterações também para o funcionamento do comércio na Cidade Industrial.
O decreto libera o funcionamento de todas as atividades comerciais até a meia-noite, mas mantém a restrição de 50% da capacidade do local. A regra vale para todas as atividades consideradas não-essenciais.
Também está liberado a realização de eventos sociais, técnicos, religiosos e científicos até a meia-noite, com limitação de 50% da capacidade de público do local. Cinemas, teatros e congêneres também estão liberados, nos mesmos moldes.
Kalil ainda liberou a utilização de equipamentos comunitários, como quadras poliesportivas, ginásios de esporte, miniestádio, espaços fitness, academias ao ar livre e congêneres (incluindo a VIA 31), Espaço FIT, Parque Tanque do Fancho, Parque Flor do Ipê, Parque Bernardo Berneck, Orla da Alameda, praças e todos os outros espaços coletivos.
A utilização do Ginásio do Fiotão e do Miniestádio do bairro Jardim dos Estados continua proibida, já que estes locais estão servindo como pontos de vacinação contra a covid-19.
Várzea Grande é o 12º município de Mato Grosso com maior taxa de letalidade da covid-19, com 4%. Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a cidade já registrou 32.470 casos, dos quais 1.298 evoluíram para óbito. O município tem atualmente 400 casos ativos da doença, dos quais 271 estão em monitoramento e 129 internados para tratamento.