Simone Biles desistiu de competir na final por equipes da ginástica em Tóquio, nesta terça-feira, após cometer um erro no salto. A atleta teve problemas na aterrissagem e tirou uma nota extremamente baixa para seus padrões. Em entrevista coletiva após receber a prata ao lado do restante da equipe americana, Biles disse que desistiu porque não queria arriscar a chance de medalha do time.

Eu senti que seria melhor que eu me afastasse… Eu não queria arriscar uma medalha do time, porque elas trabalharam duro demais para eu estragar tudo
— Simone Biles

Ao contrário do que foi especulado, Biles confirmou que não sentiu nenhuma lesão e que sua decisão foi por conta de questões mentais.

– Preciso me concentrar no meu bem-estar, há vida além da ginástica. Infelizmente aconteceu nesse palco. Esses Jogos Olímpicos têm sido muito estressantes… Uma longa semana, um longo ciclo olímpico e um longo ano. Eu acho que estamos todos muito estressados. Nós deveríamos estar nos divertindo e esse não é o caso – continuou a ginasta

Simone Biles cabisbaixa durante disputa por equipes da ginástica — Foto: REUTERS/Mike Blake

Simone Biles cabisbaixa durante disputa por equipes da ginástica — Foto: REUTERS/Mike Blake

Biles ainda ressaltou que passou o dia todo incomodada e chegou a ficar tremendo enquanto esperava pelo horário da competição.

Eu nunca me senti assim antes. Quando eu cheguei aqui eu pensei: a mentalidade não veio. Eu tive que deixar as meninas fazerem
— Simone Biles

No anúncio oficial da Confederação de Ginástica dos Estados Unidos foi dito que: “Simone Biles saiu da competição das finais por equipes por conta de motivos médicos. Ela será avaliada diariamente para a liberação médica para as próximas competições”

Eu sinto que eu não estou me divertindo. Eu queria que esses Jogos Olímpicos fossem por mim mesma, mas eu sinto que ainda estou fazendo pelos outros.
— Simone Biles
Após desistência, Biles seguiu apoiando a equipe americana

A atleta reforçou que teve que colocar sua saúde mental como prioridade e deixou bem claro que não está feliz.

Dói no meu coração que o que eu mais amo fazer foi tirado de mim
— Simone Biles

Apesar da participação de Simone em apenas um aparelho, os Estados Unidos ainda conseguiram a prata na disputa por equipes – ouro ficou com as russas. Biles disse estar orgulhosa das companheiras pela segunda posição.

– As meninas assumiram a responsabilidade e fizeram o que elas tinham que fazer. Eu devo a essas garotas, isso não teve nada a ver comigo. (…) As emoções estavam uma bagunça, mas olha o que elas fizeram sem mim, elas são medalhistas de prata das Olimpíadas.

Biles ainda participa do individual geral, na próxima quinta-feira. Além disso, a ginasta está classificada para todas as finais de aparelhos. Barras assimétricas e salto acontecem no dia 1 de agosto, solo no dia 3 de agosto e trave no dia 4 de agosto. (Globo Esporte)