O governador Mauro Mendes (DEM) requisitou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a cessão da responsabilidade do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães para o Governo de Mato Grosso.
“Queremos fazer ali um grande investimento na área de Turismo, de preservação, mudar o plano de manejo, e usar melhor aquele parque. Com isso, vamos potencializar o desenvolvimento do Turismo, a geração de emprego e renda na Baixada Cuiabana e trazer mais preservação. E o presidente vai remeter esse assunto ao Ministério do Meio Ambiente”.
O pedido de Mendes é porque o Estado está com diversos projetos para melhorar a infraestrutura do local, a exemplo do “Portão do Inferno” e da Cascata Véu de Noiva, para trazer mais conforto, atrativos e acessibilidade, de forma a ampliar o potencial turístico e garantir maior preservação.
“Nós acreditamos que será possível sim essa transferência, pois o Estado tem como investir e assim potencializar a preservação e a utilização deste parque. Porque não dá para ter um parque que ninguém usa e ninguém frequenta”.
Mauro participou de uma reunião na terça-feira (27) em Brasília que contou com a participação dos ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo); dos senadores Carlos Fávaro, Jayme Campos e Wellington Fagundes; e do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. Além do Parque de Chapada o governador tratou também da melhorias em rodovias federais em Mato Grosso e construção de casas populares.