O professor Oalas Aparecido Morais dos Santos, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),  aos  47 anos de idade, morreu na madrugada deste sábado (24) devido a complicações da Covid-19.

Ele estava internado desde o último dia 4 de julho.

Oalas era professor de química e atuava no IFMT há 11 anos, iniciando suas atividades no Campus São Vicente.

No Campus Cuiabá – Bela Vista, o professor iniciou os trabalhos em 2017. Neste período compartilhou suas experiências em sala de aula e trabalhou ativamente na área da pesquisa. Oalas deixa quatro filhos.

O Campus Cuiabá – Bela Vista decretou luto oficial por três dias.

Perda comunitária

A líder comunitária e vendedora Valdirene Boaventura Maciel, a Vanda do CPA  ou Vandinha, 47 anos, também faleceu nesta sexta-feira (23), vítima de complicações da Covid-19. Ele deixa os filhos Felipe e Paulo Roberto, e os irmãos Murilo Nei Maciel, Marcondes Maciel, Darwin Nunes Maciel Júnior e Zilda Reis Maciel.

Vanda Boaventura foi diretora da Associação dos Moradores do CPA-I (Acopa I) e da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb).

O presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, decretou luto oficial por três dias, no movimento comunitário de Cuiabá. No período, as Associações de Moradores e Centros Comunitários vão hastear bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e de Cuiabá a meio mastro.

Por sugestão de Valdirene Boavnetura e da professora Enny Magalhães, as Associações de Moradores passaram a incluir a Diretoria Social, em seus quadros diretórios, na década de 1980. A Associação do CPA-I foi a  primeira de Mato Grosso insttuir a Diretoria Social e, hoje em dia, todas as entidades gênero  já dispõem.

“De fato,  foi uma autêntica tragédia, pois ela era jovem e a família realmente não esperava! Perda dolorosa demais!”,  observou Darwin Júnior.

“É certo que a Vanda deixa o seu nome inscrito em letras de ouro, na história do CPA, pois sempre esteve pronta para ajudar ao próximo”, afirmou Édio Martins, sobre a ex-diretora da Ucamb.