O Botafogo anunciou nesta terça-feira a contratação do treinador Enderson Moreira, que estava sem clube desde que deixou o Fortaleza. O técnico chega para substituir Marcelo Chamusca com a missão de devolver o clube à Série A.
Objetivo que será desafiador para o novo comandante. Com a derrota desta terça-feira (veja os lances no vídeo), o Botafogo caiu para a 14ª posição, soma 13 pontos e está 10 atrás do G-4. A distância para a zona de rebaixamento é bem menor e pode ficar em dois pontos ao fim da rodada.
Enderson já estava na lista de nomes que o Botafogo mapeou para suceder Marcelo Chamusca. Lisca era plano A, mas a recusa fez a diretoria mudar de foco no mercado. O profissional estava livre desde abril, quando foi demitido do Leão depois de ser eliminado da Copa do Nordeste.
Ele chegou ao clube cearense na reta final da temporada 2020, com a missão cumprida de livrar o time do rebaixamento. No último ano, o treinador passou também por Ceará e Goiás, além do Cruzeiro. Em BH, teve o desafio de reerguer um gigante da Série B, mas durou apenas 12 jogos, com seis vitórias, três empates e três derrotas.
A última passagem não foi boa, mas Enderson tem experiência na Série B. Com 100 rodadas disputadas em cinco edições, o técnico foi campeão do torneio duas vezes: com o Goiás, em 2012, e com o América-MG, em 2017, ano em que o Internacional também disputou a segunda divisão.
Essa contratação será a última cartada da diretoria nessa Série B, já que o regulamento não permite mais trocas de comando. Se o novo treinador for demitido, a missão ficará com um auxiliar do clube. (Globo Esporte)