Após seis empates, o Cuiabá enfim desencantou na Série A do Campeonato Brasileiro. Jogando na Arena Condá, na manhã deste domingo, o Dourado conquistou uma importante vitória de virada sobre a Chapecoense por 3 a 2 após um confronto direto de ‘6 pontos’ contra a zona de rebaixamento. Jenison, Felipe Marques e Elton marcaram os gols do triunfo cuiabano que acabou com o longo jejum do time. Geuvânio e Ignácio descontaram para a Chapecoense.

Com esse resultado, o Dourado sobe para o 17º lugar com 9 pontos, se afasta da lanterna da competição e empurra o time catarinense para a última posição. A equipe mato-grossense que tem o mesmo número de pontos que o América – último antes do Z-4 – ,volta a campo na próxima quarta-feira, na Arena Pantanal para jogo atrasado contra o Atlético Goianiense e terá a chance de sair da zona de rebaixamento.

Primeiro tempo

Chapecoense e Cuiabá fizeram um primeiro tempo equilibrado e muito movimentado na Arena Condá. Com a proposta de buscar os três pontos, o Dourado começou a partida no ataque, com mais domínio e mais finalizações. Apesar de ter 70% de posse de bola contra 30% do adversário, o Dourado tinha muitas dificuldades para penetrar graças à forte marcação do time da casa.

Mas, não foi um jogo de oportunidades perdidas na primeira etapa. Após um início frio, a partida esquentou e nos principais lances, a bola morreu dentro do gol. Em um intervalo de seis minutos, três bolas foram para o fundo da rede com a Chape aproveitando dois vacilos do goleiro João Carlos. O primeiro foi aos 16 minutos, com Geuvânio, no primeiro ataque. O atacante recebe na área, limpa a marcação de Uendel, finaliza de esquerda no meio do gol e encobre o goleiro João Carlos. Chape 1 a 0.

Dois minutos depois, o Dourado chegou ao empate. Felipe Marques pega sobra na área, chuta colocado e acerta o travessão. No rebote, Jenison completa de pé direito. Tudo igual, mas por pouco tempo. Aos 22 minutos, veio o segundo gol da Chapecoense. Em cobrança de falta ensaiada, Anselmo Ramon rola para Busanello encher o pé de fora da área. João Carlos bate roupa e Ignácio aproveita o rebote para colocar a Chape em vantagem novamente: 2 a 1.

Nos acréscimos, o Cuiabá chegou ao empate. Em bela troca de passes do Cuiabá, Danilo Gomes aciona João Lucas, que invade a área e cruza para Felipe Marques finalizar de primeira: Tudo igual novamente com 2 a 2 no placar.

Felipe Marques comemora o gol de empate contra a Chape

Segundo tempo

Na segunda parte, a Chapecoense voltou no ataque e com muita agressividade. Logo aos 7 minutos teve uma ótima chance. Em cruzamento da direita, Anselmo Ramon ajeita de cabeça e Busanello finaliza de pé direito. João Carlos faz ótima defesa em dois tempos. Quase o gol. No lance seguinte, a Chape teve outra chance em jogada de contra-ataque pela direita. Matheus Ribeiro recebe pela direita, finaliza sem ângulo e assusta o goleiro João Carlos, que ficou vendido no lance.

O Cuiabá respondeu aos 12 minutos em cobrança de falta pela direita. Na bola levantada para a área, Marllon  cabeceia com perigo, à direita do goleiro da Chape. Aos 31 minutos, Chape de novo no ataque. Matheus Ribeiro recebe na direita e cruza forte. A bola atravessa toda a extensão da área e ninguém chega para completar.

Após os 30 minutos, o Cuiabá começou a sofrer pressão. Aos 32 Felipe Baxola faz jogada individual, invade a área e cruza na boca do gol. Fabinho se estica todo e não alcança a bola. Quatro minutos depois, Felipe Santana pega sobra na área após bola levantada, chuta de primeira e manda à esquerda de João Carlos. Quase o gol.

O final da partida ficou eletrizante com a Chapecoense no ataque e o Cuiabá se defendendo em busca de contra-ataques. Aos 39 minutos, o time da casa voltou a assustar. Fabinho finaliza desequilibrado cara a cara com João Carlos e o goleiro do Cuiabá faz grande defesa com a perna direita.

Aos 42 minutos, brilhou a estrela do artilheiro Elton. João Lucas cruza na área, Elton sobe muito para cabecear no cantinho, sem chances de defesa para João Paulo que foi encoberto no lance. Nos instantes finais o Dourado tratou de administrar a vantagem e comemorou sua primeira vitória no Brasileirão.

Elton sai para comemorar o gol da vitória do Dourado
Jogadores do Cuiabá comemoram a vitória na Arena Condá

O Cuiabá, com essa vitória, encerra o período de dois meses sem vencer, sendo que esse era o maior jejum de sua história. A última vitória tinha acontecido no dia 16 de maio, contra o Operário-VG por 2 a 1, ainda pela primeira final do Mato-grossense. Já a Chape permanece sem vencer no Brasileirão após 12 jogos. A última vitória do Verdão do Oeste, aliás, foi no dia 2 de junho, quando derrotou o ABC por 3 a 0 pela Copa do Brasil.

Veja os gols da partida

Próximos jogos

O Cuiabá volta a campo no dia 21, quarta-feira, às 18 horas (de MT), para enfrentar o Atlético Goianiense em jogo atrasado da terceira rodada. O jogo acontecerá na Arena Pantanal.  Depois, no dia 26, uma segunda-feira, o Dourado enfrenta o Corinthians, em jogo marcado para as 19 horas (horário de MT), na Arena Pantanal. Essa partida vale pela 13ª rodada da competição. Já a Chapecoense sai para enfrentar o Juventude, no mesmo dia, no estádio Alfredo Jaconi, às 18 horas (horário de Brasília).