Atendendo ao Requerimento nº 333/2021, protocolado pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PSL), a Assembleia Legislativa aprovou, no dia 29 de junho, a criação da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção às Drogas de Mato Grosso, com o objetivo de debater e adotar políticas públicas de combate ás drogas no estado. A medida chamou a atenção do governo federal, que por meio do Ministério da Cidadania manifestou apoio e o desejo de trabalhar em conjunto com o Legislativo mato-grossense.
Ao tomar conhecimento da criação da Frente Parlamentar, o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, do Ministério da Cidadania, elogiou a iniciativa de Cattani e disse que pretende ter o deputado como um parceiro no enfrentamento às drogas em Mato Grosso.
“Com muita alegria acabei de receber a notícia que o deputado Gilberto Cattani criou a Frente Parlamentar de Cuidado e Prevenção às Drogas na Assembleia Legislativa. A partir de agora, vamos conseguir trabalhar em conjunto com o Estado de Mato Grosso no enfrentamento às drogas, para que possamos levar a nova política nacional sobre drogas, aqui do governo Bolsonaro para Mato Grosso. Sem dúvida alguma vamos ter resultado mais efetivo a este problema que assola não só Mato Grosso, mas todos os estados brasileiros”, afirmou o secretário.
A Frente Parlamentar, conforme a proposta apresentada por Cattani, terá objetivo de discutir, debater, apoiar, encaminhar ações e mobilizações para a adoção de políticas públicas para o enfrentamento do problema das drogas no Estado.
A proposta ainda cita a necessidade de uma maior discussão sobre o tema com os diversos segmentos ligados à política de drogas em Mato Grosso, tais como: unidades púbicas de saúde, Ministério Público, Defensoria Pública, sindicatos, universidades, ouvidorias e conselhos.
“Propus esta frente na Assembleia para encontrarmos soluções para o problema das drogas. Vamos trabalhar com afinco para cumprir esta questão dos cuidados e prevenção às drogas, principalmente em defesa da nossa juventude”, afirmou Cattani.
De acordo com o Ato n° 013/2021, publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa no dia 9 de julho, o deputado Gilberto Cattani foi nomeado coordenador-geral da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção às Drogas, que também terá os deputados Eduardo Botelho (DEM), Elizeu Nascimento (PSL), Max Russi (PSB) e o suplente em exercício Romoaldo Junior (MDB) como membros.