Por que em alguns lugares do mundo o número de mortes por covid é bem menor do que em outros? Dados numéricos mostram essa concreta realidade. Alertando que números de infectados e mortes variam a cada dia.
A África tem 54 países, perto de um bilhão de pessoas e tinha cerca de cinco milhões de infectados e 135 mil mortes. Vejamos alguns exemplos. África do Sul é o país da região que tinha mais mortes, 58 mil. Egito, em segundo lugar, com 16 mil mortes. Etiópia com 4.200 mortes e Argélia com 3.700 mortes.
Os países africanos de língua portuguesa tinha Angola com 803 mortes, Moçambique com 839 mortes e Cabo Verde com 269 mortes.
Leia Também:
– Dura realidade
-Regime militar e partidos políticos
-Tecnologia e inovação em Várzea Grande
-Centro Histórico de Cuiabá
-Acorda, Cáceres
–O filho do presidente e os EUA
Fala-se que a nova cepa, que começou a atingir a região, poderia aumentar as mortes ali em 15%. É interessante pontuar que isso vem sendo dito sobre a África desde algum tempo e até agora o continente africano, se comparado com outras regiões do mundo, tem muito menos infectados e mortes.
Seria pela não notificação adequada de casos de covid? Ou por que ali tem a maior concentração de população jovem do mundo? Também é levantada a hipótese de que a África teve antes muitas outras doenças como cólera, ebola, malária e que talvez o povo dali tenha adquirido algum tipo de imunidade maior.
Que, é outra interpretação, a região tem menos contato com o exterior, seria menos globalizada. Com isso pessoas infectadas de fora não levariam essa doença para aquele continente. E, por fim, que houve um trabalho consciente de governos dos países dali em se precaver contra o vírus no momento que isso explodia no mundo.
Sejam por esses ou outros motivos, o continente africano tem se saído bem melhor que muitas outras regiões pelo mundo e num lugar em que as condições sanitárias são ainda precárias.
O caso de uma parte da Ásia também chama atenção. A China, um país com mais de 1.3 bilhões de habitantes, tinha algo como 100 mil infectados e menos de cinco mil mortes.
Isso mesmo, Mato Grosso tem mais que o dobro de mortes por covid que a China inteira. A Coreia do Sul com 183 mil casos de infectados e menos de quatro mil mortes. Vietnã tinha 18 mil casos de infecção pelo coronavirus e 81 mortes. Japão chegou a mais de 800 mil casos e 15 mil mortes. E por ai vai em praticamente toda a região.
Na América Latina, só citando dois casos, o do Brasil com mais de 18 milhões de infectados e mais de 520 mil mortes e a Argentina com 4.5 milhões de infectados e 95 mil mortes. Nem precisa entrar nos casos conhecidos da Europa e da grave tragédia norte-americana, campeão negativo em tudo sobre covid.
Muitas coisas precisam ainda ser estudadas sobre esse momento e, entre essas, saber os motivos dessas diferenças sobre a pandemia pelo mundo. Não dá nem para imaginar a quantidade de livros sobre o assunto que devem vir por aí.
*ALFREDO DA MOTA MENEZES é professor universitário aposentado e analista político em Mato Grosso.
E-MAIL: pox@terra.com.br
Site: www.alfredomenezes.com
Facebook: www.facebook.com/alfredo.damotamenezes