O Fortaleza venceu a Chapecoense por 3 a 2 na tarde desta quarta-feira, na Arena Castelão, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A Chape largou na frente, no primeiro tempo, com gol de pênalti de Anselmo Ramon, mas o Tricolor empatou no início da etapa final, com David. Logo depois, Quintero foi expulso por receber o segundo amarelo, mas nem isso impediu a reação dos donos da casa. Com gols de Robson e Yago Pikachu, o Fortaleza virou. Perotti, no final do jogo, descontou.
O resultado também é importante para o Cuiabá que, com o tropeço da Chape, se manteve fora do G-4 da Série A.
Como fica?
Com a vitória, o Fortaleza chega aos 15 pontos e assume momentaneamente a terceira colocação na classificação. A Chapecoense segue sem vencer, permanece com quatro pontos e segue na zona de rebaixamento, na 18ª colocação.
Próximos jogos
O Fortaleza volta a entrar em campo no sábado, às 19h (de Brasília), contra o Athletico, fora de casa. A Chapecoense, após dois jogos como visitante, volta a atuar na Arena Condá. Recebe o Bahia, no domingo, às 11h.
VAR atuante
O Var dominou as atenções no primeiro tempo. Aos 30 minutos, Fernandinho foi derrubado na área e pediu pênalti. O árbitro Antonio Dib Moraes de Sousa mandou o jogo seguir, e na sequência do lance, Yago Pikachu também foi derrubado na área, o que gerou reclamação do Fortaleza. Após revisão no VAR, o árbitro assinalou penalidade para a Chape, convertida por Anselmo Ramon.
Aos 45, Antonio Dib Moraes de Sousa marcou pênalti para o Fortaleza, após finalização de David parar no braço de Ignácio. Após revisão no VAR, voltou atrás por considerar que o zagueiro da Chape estava com os braços colados ao corpo.
Sem aquecimento em campo
Depois de protestos dos jogadores de Fortaleza e Ceará no início da semana por conta das condições do gramado da Arena Castelão, a administração do estádio impediu que os atletas fizessem o aquecimento dentro de campo na partida desta quarta-feira. Com a determinação, os jogadores de linha fizeram o preparativo físico dentro do vestiário.
Primeiro tempo
Em casa, o Fortaleza foi para cima e logo no primeiro minuto Felipe mandou um chute de fora da área, mas sem direção. A Chape conseguiu manter consistência defensiva e segurou o adversário longe da área, mas o Tricolor buscou alternativas. Em boas triangulações, Ederson chutou de dentro da área e parou em João Paulo, aos 24, assim como Matheus Vargas, aos 28. O Verdão buscava sair em velocidade e em uma dessas jogadas, Fernandinho foi derrubado na área. Após revisão no VAR, o árbitro marcou pênalti, que foi convertido por Anselmo Ramon. No final do primeiro tempo, o VAR voltou a entrar em ação após o árbitro marcar penalidade para o Fortaleza. Depois de revisão, a falta foi anulada.
Segundo tempo
A Chapecoense deu mostra de que iria para cima, mesmo na frente do placar, mas a boa postura durou quatro minutos, quando David empatou o jogo. Melhor, o Fortaleza perdeu Quintero, expulso aos oito minutos, mas isso não freou o time. Aos 16, Robson virou o jogo após boa jogada de Pikachu. Foi também Pikachu quem ampliou. Aos 26, ele foi para cima da marcação e marcou belo gol. A Chapecoense ainda descontou aos 35, com Perotti. (Globo Esporte)