O esporte mato-grossense está de luto, mais uma vez. O ex-secretário estadual de Esportes Sabino Albertão Filho, 77 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira, após perder a luta para problemas renais. Ele fazia hemodiálise há vários anos e estava hospitalizado por conta de uma infecção que o levou a ficar internado por 30 dias na UTI.

O estado do desportista piorou muito nas últimas 24 horas e ele não resistiu. Sabino está sendo velado no Memorial Luz e Vida, em Sinop, desde o meio-dia. O sepultamento está previsto para ocorrer as 16h30. Casado com Cinira Melhorança Albertão, ele deixa duas filhas, Rossana e Renata.

Sabino comandou a secretaria nos dois mandatos do ex-governador Dante de Oliveira, de 1997 a 2002, e tem uma extensa ficha de serviços prestados ao esporte sendo, por exemplo, um dos criadores dos Jogos Estudantis de Mato Grosso. Paulista de Avanhandava, decidiu mudar-se para Sinop, com a família, onde residia em Sinop há 18 anos.

Sabino foi professor, técnico de voleibol e desenvolveu trabalho intenso para criação da Escola Técnica em Cuiabá (hoje Instituto Federal de Educação Tecnológica), onde dedicou muitos anos de sua vida para estruturá-la, assim como na UFMT campus da capital. Em conjunto com outros três professores, elaborou o projeto de Implantação da Educação Física na secretaria de Educação de Cuiabá,

Sabino foi o primeiro Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil em Mato Grosso e atualmente era Grão Mestre Honorário, considerado uma das principais lideranças da Maçonaria no Estado e que fortaleceu a instituição.

Pouco antes de morrer, Sabino perdeu uma filha. Rejane Melhorança Albertão, faleceu na última sexta-feira. Ela havia contraído Covid, estava curada mas acabou contraindo bactéria e, devido a comorbidades, não resistiu e foi sepultada no último sábado. Ela tinha 47 anos e era professora na rede estadual há 30 anos. Rejane estava na UTI no mesmo hospital que o pai.