A bola vai rolar em mais uma competição do calendário do futebol profissional nesta temporada. Foi realizado na tarde desta terça-feira (8) na sede na Federação Matogrossense de Futebol, o Congresso Técnico da Copa FMF – Edição 2021. Ação, Cuiabá, Dom Bosco, Grêmio Sorriso, Nova Mutum, Operário, Poconé, Sinop e União disputarão o título da competição.
Apenas o Luverdense não enviou representante para a reunião. Estiveram presentes também, os representantes de Araguaia e Mixto – Clubes que caíram para a 2ª divisão deste ano – eles protocolaram na FMF, um ofício solicitando a participação no campeonato.
A FMF, de forma democrática, colocou em votação entre os clubes da 1ª divisão do Mato-grossenses, a participação ou não destas equipes. E por 5 votos a 4, os clubes decidiram pela não participação de Araguaia e Mixto.
Por conta da não realização da Copa FMF de 2020, devido à pandemia, a FMF e clubes, decidiram também, por estender o ano base dos atletas, passando a ser, uma competição sub-22, podendo contar com no máximo três atletas em súmula com até 24 anos.
Visando minimizar os custos dos clubes, a FMF irá arcar com todas as despesas de transportes da competição.
A 1ª fase da Copa FMF será disputada com as equipes jogando entre si, em turno único, classificando os quatro primeiros colocados para as semifinais em ida e volta, e com as finais sendo disputados, também em dois jogos. A abertura da competição está prevista para o dia 29 de agosto.
O campeão será um dos representes de Mato Grosso na Copa do Brasil de 2022.