Em um jogo de dois tempos distintos, onde o Fluminense foi dono do primeiro tempo e o Cuiabá teve controle da segunda etapa fazendo pressão, colocando bola na trave e até tendo gol anulado, o caçula da Série A conheceu sua primeira derrota na Série A do Campeonato Brasileiro. Jogando bem, sem se intimidar com o adversário que vinha embalado, o Dourado foi derrotado por 1 a 0 com gol marcado por Gabriel no primeiro tempo.
Apesar da derrota, o time do Cuiabá mostrou bom futebol, jogando de igual para igual e dando muito trabalho ao Fluminense que jogou com sua equipe titular, incluindo os artilheiros Fred e Nenê no estádio de São Januário. Em sua primeira apresentação fora de casa, chamada de primeira ‘prova de fogo’ o Dourado viu cair a longa invencibilidade de 18 jogos, mas mostrou que tem um time para a Série A, faltando ajustes, obviamente.
Primeiro tempo
O Cuiabá teve mais posse de bola no primeiro tempo, no entanto, não foi objetivo como o Fluminense, pecando nas armações de jogada e sem efetividade nas finalizações. Ao menos, congestionou o meio de campo, dificultando as ações do Tricolor, o que fez o jogo ficar amarrado a maior parte do tempo. Tanto que a primeira finalização só veio aos 11 minutos. Em troca de passes na área do Cuiabá, a bola sobrou para Caio Paulista que chutou truncado para a boa defesa de Walter.
As duas equipes jogavam de forma semelhante. Com a defesa adversária postada, eram raras as oportunidades. Os melhores lances aconteceram nos contra-ataques, quando as defesas estavam desmontadas. Assim, a partida seguiu morna até os 39 minutos, quando veio o gol do Fluminense. Após boa troca de passes, Yago Felipe recebeu na ponta direita e cruzou rasteiro para Gabriel Teixeira desviar para dentro do gol. Fluminense 1 a 0.
Após tomar o gol, o Cuiabá passou a ser mais agressivo. Assim, teve sua finalização aos 43 minutos quando Uendel recebeu na entrada da área e chutou por cima do travessão. Aos 47 minutos, o Dourado arriscou seu segundo chute a gol. Rafael Gava passou por Martinelli e chutou da entrada da área. O chute saiu torto, para fora.
Segundo tempo
O Cuiabá voltou muito melhor para a segunda etapa. Mais determinado, adiantando a marcação, procurando ocupar mais o ataque e pressionando a saída de bola. E logo aos 3 minutos, o Dourado já deu um susto. Em jogada de velocidade pela direita, Jonathan Cafu, sozinho disparou, ganhou dos zagueiros e chutou forte. A bola saiu à esquerda do goleiro do Fluminense. Quase o empate.
A resposta do Fluminense veio três minutos depois. Após boa troca de passes, Egídio arriscou chute de longe, mas Walter fez a defesa em dois tempos. Aos 9 minutos, o Cuiabá viveu seu melhor lance até aqui em cobrança de falta. Pepê cobrou bem e a bola explodiu na trave do Fluminense. Por pouco não veio o empate.
Aos 16 minutos, o Fluminense tirou Fred, que apresentou desgaste físico colocando em campo o atacante Abel Fernandes. No Cuiabá, aos 17 minutos, Saíram Rafael Gava e Jonathan Cafu para as entradas de Guilherme Pato e Camilo. Depois saíram Auremir e Pepê, entrando Felipe Marques e Ulian Correa. A ideia do técnico Fernando Iubel era dar mais ofensividade ao ataque.
E assim o Cuiabá voltou a dar um grande susto no Fluminense. Após bate-rebate na área, Felipe Marques chutou cruzado e mandou para as redes do Tricolor. O juiz anulou acusando impedimento no lance. Aos 36 minutos, o Fluminense faz três substituições, tirando Nenê, Martinelli e Gabriel Teixeira. Entraram: Kaike, Lucas e Wellington.
A partir dos 35 minutos, o Cuiabá passou a ter domínio da partida, criando mais oportunidades e forçando o adversário a reforçar a marcação. Aos 42 minutos o Fluminense voltou a finalizar. Luiz Henrique recebe na intermediária e arriscou. A bola saiu à direita do gol de Walter. Egídio ainda teve um lance que levantou bastante reclamação por parte do Cuiabá, quando tentou driblar, quase perdeu a bola na entrada da área e acabou tendo uma falta invertida a seu favor marcada pela árbitra. Ele era o último homem e os jogadores do Dourado cobraram a expulsão.
A reta final do jogo foi elétrica para o Cuiabá. Aos 47 minutos, Felipe Marques cruzou para Uillian Correia, que bateu rasteiro no cantinho, para a defesaça do goleiro tricolor. Nos últimos instantes, foi um jogo de ataque contra a defesa, mas o Cuiabá não teve precisão nas finalizações. E a partida terminou nisso. Fluminense 1 a 0.
Com esse resultado, o Cuiabá caiu provisoriamente para a 13ª colocação, mas ainda pode perder outras posições até o fechamento da rodada.
Próximos jogos
O Cuiabá volta a campo pela Série A no dia 14 (segunda-feira), para enfrentar o Atlético Goianiense, na Arena Pantanal. Essa partida está marcada para as 19 horas (horário de MT) e será válida pela terceira rodada da competição. Já o Fluminense sai para enfrentar o Bragantino no estádio Nabi Abi Chedid, no próximo domingo (13), às 16 horas.
TIMES
FLUMINENSE: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro e Egídio; Martinelli (Wellington – 37’/2ºT), Yago Felipe (Wellington) e Nenê (Lucca – 37’/2ºT); Caio Paulista (Luiz Henrique – 29’/2ºT), Gabriel Teixeira (Kayky – 37’/2ºT) e Fred (Abel Hernández – 16’/2ºT). Técnico: Roger Machado.
CUIABÁ: Walter; João Lucas (Osman – 41’/2ºT), Paulão, Marllon e Uendel; Auremir (Uillian Correia – 29’/2ºT), Rafael Gava (Camilo – 18’/2ºT), Clayson e Pepê (Felipe Marques – 29’/2ºT); Jonathan Cafú (Guilherme Pato – 18’/2ºT) e Rafael Papagaio. Técnico: Luiz Fernando Iubel.
jogos da segunda rodada (horário de Brasília)