Depois de quase sete meses, as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022 voltam nesta quinta-feira com estreias, seleções desfalcadas, mas os principais craques do continente em campo. O SporTV transmite todas as partidas, e o ge acompanha em tempo real.
- 17h Bolívia x Venezuela (SporTV 2)
- 19h Uruguai x Paraguai (SporTV 3)
- 21h Argentina x Chile (SporTV 2)
- 23h Peru x Colômbia (SporTV 3)
Brasil x Equador completa a sétima rodada nesta sexta-feira, em Porto Alegre. É bom lembrar que as partidas da quinta e sexta rodadas seriam disputadas em março, mas foram adiadas devido às restrições de viagem por conta da pandemia na época. Elas devem ser recuperadas nos meses de setembro, outubro e novembro.
Vice-líder das eliminatórias, com 10 pontos, a Argentina recebe o Chile e tenta manter a invencibilidade. A Albiceleste vai fazer o seu primeiro jogo no novíssimo Estádio Único de Santiago Del Estero, que fica cerca de 1 mil quilômetros ao norte de Buenos Aires. A arena foi construída para a Copa América, que seria realizada no país.
O sorridente Messi vai voltar a campo nesta quinta, pela seleção argentina — Foto: Divulgação/AFA
O técnico Lionel Scaloni tem problemas. Entre lesionados e infectados por coronavírus, o treinador não conta com sete jogadores: o goleiro Armani, o zagueiro Otamendi, o lateral Montiel, e os atacantes Nico González, Alario, Correa e Agüero.
Sem Armani, Scaloni deve dar uma chance a Emiliano Martínez, destaque do Aston Villa na Premier League. Segundo o treinador, Emi teria oportunidade mesmo se o goleiro do River Plate tivesse condições. Cristiano Romero, zagueiro da Atalanta, deve aparecer no time também.
– É evidente o nível que ele está tendo agora (no Aston Villa) e ele é o que está melhor. Romero fez uma temporada muito boa na Atalanta e foi eleito o melhor zagueiro-central da Serie A. É o momento de ele mostrar. Ele tem toda a nossa confiança – comentou Scaloni.
Estádio Único, em Santiago del Estero, recebe a Argentina — Foto: Divulgação
O Chile terá a estreia do técnico Martín Lasarte nas eliminatórias. O uruguaio comandou La Roja apenas em um amistoso, contra a Bolívia, em março. Será sua primeira oportunidade com a seleção completa. Mas não tão completa assim. Os chilenos têm quatro pontos, na sexta posição.
Diagnosticado com coronavírus, Vidal está hospitalizado e ainda pode enfrentar uma investigação das autoridades sanitárias chilenas por furar a quarentena obrigatória para quem chega ao país vindo de territórios estrangeiros.
Argentina: Emiliano Martínez; Juan Foyth, Cristian Romero, Lucas Martínez Quarta e Nicolás Tagliafico; Leandro Paredes, Lucas Ocampos, Rodrigo De Paul; Lionel Messi, Ángel Di María e Lautaro Martínez.
Técnico: Lionel Scaloni
Chile: Claudio Bravo; Mauricio Isla, Francisco Sierralta, Guillermo Maripán e Eugenio Mena; Charles Aránguiz, Erick Pulgar, Pablo Galdames; Carlos Palacios, Eduardo Vargas e Alexis Sánchez
Técnico: Martín Lasarte
Sem Soteldo, Venezuela visita a Bolívia
Em La Paz, a Bolívia recebe a Venezuela e busca a sua primeira vitória. A equipe do técnico César Farias é a lanterna, com apenas um ponto após quatro rodadas. Os venezuelanos têm três pontos e aparecem em oitavo.
Ex-Santos, o meia-atacante Yeferson Soteldo é desfalque na Vinotinto. Ele permaneceu no Canadá, no Toronto FC, para se tratar de lesão. Outra importante baixa é o atacante Salomón Rondón, do CSKA, que também está machucado.
A partida deve contar com três jogadores que atuam no Brasil: Marcelo Moreno, do Cruzeiro, no lado boliviano, e Otero, do Corinthians, e Savarino, do Atlético-MG, na equipe venezuelana.
Bolivia: Carlos Lampe; Diego Bejarano, Adrián Jusino, Luis Haquín, Enrique Flores; Rodrigo Ramallo, Leonel Justiniano, Erwin Saavedra, Ramiro Vaca; Juan Carlos Arce, Marcelo Moreno.
Técnico: César Farías.
Venezuela: Wilker Faríñez; Alexander González, Rolf Feltscher, Roberto Rosales, Luis Mago; Junior Moreno, Cristian Cásseres, Rómulo Otero, Jefferson Savarino; Fernando Aristiguieta e Josef Martínez.
Técnico: José Peseiro
Uruguai recebe o Paraguai sem Cavani
Uruguai e Paraguai entram em campo nesta quinta, no estádio Centenário, com a mesma pontuação. Ambos têm seis pontos, mas os paraguaios ainda estão invictos. Com duas derrotas e duas vitórias, a Celeste, pela quarta vez nessas eliminatórias, não poderá ter a dupla Suárez e Cavani.
O atacante do Manchester United está suspenso pela expulsão diante do Brasil, na última rodada. A única vez que Óscar Tabárez pôde escalar seus dois principais jogadores foi contra a Colômbia, quando o Uruguai venceu por 3 a 0, na melhor atuação até aqui.
Suárez foi para o gol no treino da véspera do jogo
Além de Cavani, Darwin Núñez, do Benfica, e Stuani, do Girona, também estão fora, lesionados. O meia-atacante Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, foi diagnosticado com coronavírus.
Jonathan Rodríguez, destaque do campeão mexicano Cruz Azul, pode ser novidade no ataque uruguaio ao lado de Suárez.
- Uruguai: Muslera; Martín Cáceres, Diego Godín, Sebastián Coates e Matías Viña; Giovanni González, Valverde, Matías Vecino, Bentancur; Suárez e Jonathan Rodríguez
Técnico: Óscar Tabárez - Paraguai: Antony Silva; Robert Rojas, Balbuena, Gustavo Gómez e Omar Alderete; Mathías Villasanti, Ángel Cardozo Lucena, Gastón Giménez; Oscar Romero, Ángel Romero e Miguel Almirón
Técnico: Eduardo Berizzo
Peru x Colômbia: Guerrero de volta, James fora
Em Lima, o Peru tenta se recuperar nas eliminatórias e recebe a Colômbia, que vai ter sua primeira partida sob o comando de Reinaldo Rueda. Os peruanos têm a volta de Paolo Guerrero, que não joga pela seleção desde novembro de 2019. Ele desfalcou a equipe durante 2020, quando estava lesionado.
O Peru é o penúltimo colocado, com apenas um ponto. A Colômbia está em sétimo, com quatro, e demitiu Carlos Queiroz depois de ser goleada por 6 a 1 pelo Equador na última rodada. Os Cafeteros não terão James Rodríguez, retirado da convocação após a comissão técnica de Rueda entender que o camisa 10 não teria condições de jogar.
O meia-atacante do Everton demonstrou sua insatisfação com o corte. O técnico colombiano, no entanto, garantiu que a decisão foi para preservar seu principal jogador, mesmo que ele não esteja disponível para a Copa América.
– Disse que preferia sacrifica-lo agora, por tudo que ele significa para a seleção, do que tê-lo com uma porcentagem que não é o grande potencial dele. Não podemos causar danos a James nem à seleção. A seleção requer James em sua plenitude, por isso disse a ele que ele virá quando esteja com 500% – declarou o ex-Flamengo Reinaldo Rueda.
- Peru: Pedro Gallese; Luis Advíncula, Christian Ramos, Miguel Araujo, Luis Abram, Miguel Trauco; Yoshimar Yotún, Renato Tapia, Pedro Aquino; André Carrillo e Paolo Guerrero.
Técnico: Ricardo Gareca. - Colômbia: David Ospina; Stefan Medina, Yerry Mina, Davinson Sánchez, William Tesillo; Juan Cuadrado, Wilmar Barrios, Mateus Uribe, Luis Díaz; Luis Muriel e Duván Zapata.
Técnico: Reinaldo Rueda.
(Globo Esporte)