O prefeito de Rondonópolis (218 km de Cuiabá), José Carlos do Pátio (SD), adotou novas medidas restritivas de contenção ao coronavírus depois de uma nova alta de casos no município. A partir desta sexta-feira (28), os estabelecimentos comerciais só estão autorizados a funcionar até as 20h nos dias úteis e até 12h aos sábados e domingos, vedado o funcionamento nos feriados.
As restrições foram definidas durante reunião entre o prefeito e o Comitê de Gestão de Crise de Rondonópolis considerando que o município passou de risco ‘moderado’ para a transmissão da Covid-19 para risco ‘alto’. O Comitê alerta, inclusive, que as medidas podem ser enrijecidas na próxima semana a depender da situação epidemiológica.
Além dos horários para o comércio, ficou definido que o toque de recolher das 21h às 5h com restrição de circulação de pessoas. As mudanças constam no decreto de nº 4.952/2021.
Hipermercados, atacadistas, supermercados, mercados, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, açougues, feiras livres e padarias, de segunda a domingo das 5h às 20h, com restrição de uma pessoa por família.
Já os Restaurantes, lanchonetes, trailer de lanches, cafés, pizzarias e congêneres poderão funcionar das 5h às 20h de segunda a sábado e aos domingos das 5h às 14h, respeitando a capacidade máxima do local de 30%, sendo vedado o funcionamento aos feriados. Fica autorizado o drive thru e retirada até às 20h45 e o delivery até as 23h59. Som ao vivo nos bares, restaurantes e congêneres será permitdo até às 20h.
O estabelecimento que for autuado por não respeitar as medidas de segurança estabelecidas no decreto serão interditados pelo período de 07 dias.
As igrejas, templos e congêneres poderão realizar os cultos e missas de segunda a domingo das 5h às 20h, respeitando a capacidade de 30%.