A deputada estadual Janaína Riva (MDB) cobrou do governo a nomeação dos delegados aprovados no concurso público de 2018. Nesta situação estão 165 aprovados em diversas cidades de Mato Grosso.

“Precisa realmente sanar esse problema com relação aos delegados. Não podemos mais ter cidades sem delegados ou e acumulando cinco, sete municípios, o profissional da segurança pública tem que trabalhar em apenas uma cidade”.

O quadro da instituição apresenta déficit histórico, uma vez que entre 2014 e 2020 a Polícia Civil perdeu 69 delegados, contra apenas 18 nomeações no período, resultando em 51 servidores não repostos. A saída dos profissionais se deu em virtude de aposentadorias e mortes.

A reposição no quadro de delegados está relacionada ao serviço essencial de segurança pública prestado pela Polícia Civil, que não pode sofrer interrupção, especialmente no que tange ao reforço das investigações criminais, acolhimento de vítimas e o combate à corrupção.

Os aprovados no concurso lutam pela nomeação há mais de dois anos e criaram um perfil no instagram @aprovadosdelegadosmt para embasar essa luta. A deputada cobra do governo estadual a nomeação imediata de ao menos uma parte.

“O estado tinha que ao menos chamar agora 40 delegados para respirar um pouco essas regiões que estão sem delegados “, finalizou.