O holandês Max Verstappen venceu, neste domingo, o GP de Mônaco praticamente de ponta a ponta e, assim, assumiu a liderança do campeonato com 105 pontos, quatro na frente de Lewis Hamilton, que foi discreto e terminou em sétimo lugar. O segundo lugar da corrida ficou com Carlos Sainz, da Ferrari, e Lando Norris, da McLaren, fechou o pódio.
De quebra, os resultados colocam a RBR na frente da Mercedes na classificação por equipes, com 149 pontos, um na frente da equipe alemã. Para completar o fim de semana trágico da Mercedes, o problema na roda de Bottas, que o tirou da corrida, fez ele cair de terceiro para quarto na classificação.
Verstappen se manteve em primeiro na largada — Foto: Bryn Lennon /Getty Images
Verstappen, que fez o segundo tempo no treino de sábado, foi beneficiado por conta de um problema na Ferrari de Charles Leclerc, que anotou a pole, mas não conseguiu largar. Assim, Max, mesmo na posição 2 do grid, era o primeiro da fila na largada. Não chegou a ser ameaçado em nenhum momento da prova, a não ser na largada, em que conseguiu fechar bem a porta de Vatteri Bottas.
Bottas teve um problema na roda — Foto: Mark Thompson /Getty Images
Já Hamilton praticamente não apareceu na prova. Largou na posição 7, pulou para sexto logo de cara por conta do problema de Leclerc, e ali ficou até a primeira parada. Foi o primeiro a entrar nos boxes, mas a estratégia não deu certo: perdeu as posições para Sergio Perez, da RBR, e Sebastian Vettel, da Aston Martin, e apareceu em sétimo pois herdou um posto pelo problema de Bottas. Seu único momento de brilho foi, após uma parada nos boxes, fazer a melhor volta no finzinho da prova e ganhar um ponto extra.
A sétima etapa da Fórmula 1 2021 será disputada no dia 6 de junho, o GP de Baku, no Azerbaijão.
RESULTADO DA CORRIDA
(Globo Esporte)