A Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) repudiou em nota a postagem do deputado estadual Gilberto Cattani (PSL), afirmando que “ser gay é uma escolha”.

“A postura adotada pelo deputado em sua manifestação não condiz com um agente do Estado eleito democraticamente que tem, pela função que ocupa, redobrada a obrigação de respeitar e defender a Constituição”, traz trecho da nota.

Nas últimas horas, a fala de Cattani ganhou repercussão nacional e virou caso de polícia. O bolsonarista foi indiciado pela prática de homofobia e deve ser investigado pelo Ministério Público do Estado (MPMT). O crime pode levar à pena de um a cinco anos de cadeia.

O parlamentar usou a arte do Dia Internacional contra a Homofobia, comemorado na última segunda-feira, 17 de maio, para fazer uma defesa um tanto polêmica.

A OAB cobra também providências da Assembleia Legislativa por conta da postura do parlamentar.  “Temos certeza que a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, como representante estadual da democracia, irá tomar as providências cabíveis e reforçamos que a OAB-MT cobrará das autoridades competentes o acompanhamento rigoroso do caso”.