O planejamento do Palmeiras para a disputa do Campeonato Paulista nunca foi segredo. Desde antes da estreia, Abel Ferreira falou que o torneio estadual seria uma oportunidade para dar experiência e mais espaço aos jovens talentos formados na base do clube.
Depois do título de 2020 com garotos como Gabriel Menino e Patrick de Paula, o Verdão apresentou em 2021 uma “segunda geração” de crias da casa.
Nesta quinta-feira, contra o São Paulo, o time de Abel abre a disputa pelo bicampeonato estadual. Depois de dificuldades na fase de grupos, o Verdão avançou até a decisão e deve ter titulares em campo no Allianz Parque e no Morumbi.
A partida terá transmissão da Globo, com narração de Cleber Machado e comentários de Caio Ribeiro, Casagrande e Salvio Spínola, e do SporTV e Premiere, com narração de Jota Júnior e comentários de Alexandre Lozetti, Roque Junior e Sandro Meira Ricci.
Quem aproveitou bem as chances que teve foi o zagueiro Renan, de 19 anos e hoje titular do trio defensivo ao lado de Gustavo Gómez e Luan. No total, a comissão técnica palmeirense utilizou 19 jogadores revelados pelo clube no torneio estadual, considerando jogadores mais experientes como Vinicius Silvestre, Victor Luis e Rafael Elias.
Além da base campeã em 2020, que tinha Gabriel Menino, Patrick de Paula e Wesley como principais destaques, novas caras foram apresentadas ao torcedor palmeirense e ao técnico Abel Ferreira nos últimos meses. A começar pelo volante Danilo, destaque nas conquistas de Libertadores e Copa do Brasil que surgiu depois do Paulistão. Já tem status semelhante ao da “primeira geração”.
O zagueiro/lateral Vanderlan, o meio-campista Pedro Bicalho, o lateral-direito Garcia e o atacante Giovani foram os mais utilizados entre os novatos. Outras novidades foram os zagueiros Henri e Michel, o volante Fabinho e o atacante Newton, que estrearam profissionalmente no Paulistão.
Michel, Pedro Bicalho, Vanderlan e Garcia, os novatos do Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras
Para a sequência da temporada, a base deve continuar sendo utilizada com apoio ao elenco profissional nas disputas do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores. Com cada vez mais presença de atletas entre 17 e 20 anos, há uma preocupação para que não se pule etapas na formação e prejudicar o desenvolvimento dos atletas.
O atacante Gabriel Silva, por exemplo, participou de seis partidas na campanha do torneio estadual e voltou a ser aproveitado no Copa do Brasil Sub-20. O zagueiro Henri, o volante Fabinho e os atacantes Newton e Marcelinho, todos com partidas no Paulistão, também entraram em campo na derrota contra o Avaí, no último domingo, pelo confronto de ida das quartas de final do torneio mata-mata.
O primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista entre Palmeiras e São Paulo será nesta quinta-feira, às 22h, no Allianz Parque. O jogo de volta será no domingo, às 16h, no Morumbi. (Globo Esporte)