Ferreira virou insaciável no Grêmio. Com mais uma atuação de luxo do atacante, marcada por dois gols e uma assistência, o Tricolor venceu o Lanús por 3 a 1 na noite desta quinta-feira, na Arena, pela 4ª rodada do Grupo H da Sul-Americana e encaminhou a classificação às oitavas de final. A equipe gaúcha só precisa de um ponto em dois jogos para se garantir matematicamente na próxima fase.
Com um pé (e meio) nas oitavas
Somente uma enorme reviravolta tira a vaga do Grêmio no Grupo H. O Tricolor chegou aos 12 pontos e abriu seis do Lanús, o vice-líder. Ou seja, com mais duas rodadas para jogar, matematicamente ainda é possível o time argentino ultrapassar o brasileiro. Para isso, porém, precisa vencer as partidas que lhe restam e torcer por duas derrotas gremistas. Além do mais, teria que tirar um saldo de 11 gols de diferença para ficar com o primeiro lugar. O mesmo serve para o La Equidad, que venceu o Aragua na Venezuela e também atingiu seis pontos.
Primeiro tempo
Os primeiros 45 minutos da partida foram resolvidos pelo alto. Logo aos dois minutos, Ferreira fez cruzamento preciso na cabeça de Matheus Henrique, que abriu o placar para o Grêmio. Mas bastou o Lanús pressionar uma saída de bola e ganhar um escanteio para empatar. Aos cinco, De La Vega cruzou e Burdisso marcou. Aos 20, Churín quase colocou os donos da casa na frente. No minuto seguinte, porém, foi a vez de Rafinha cruzar na cabeça de Ferreira, que fez 2 a 1. O Lanús não desistiu e perdeu uma boa chance de igualar novamente aos 32, quando Sand recebeu na cara de Brenno e acertou o travessão. O Tricolor ainda criou para fazer o terceiro, em contra-ataque puxado por Thiago Santos. Ele cruzou rasteiro da esquerda, mas Churín não alcançou a bola.
Segundo tempo
Com Maicon já no lugar de Thiago Santos, que sentiu problema muscular no fim da primeira etapa, o Grêmio tentou manter a posse de bola e não se expor demais. Assim, a iniciativa ficou por conta do Lanús, que finalizou na rede pelo lado de fora com De La Vega, aos oito. Aos 15, Orsini entrou livre na área pela direita e rolou para trás. Mas Geromel se esticou para colocar o pé e frear o ataque. Enquanto isso, o Tricolor seguia na estratégia de se resguardar e aproveitar os contra-ataques. Fui numa jogada construída, no entanto, que chegou ao terceiro. Aos 32, Rafinha viu Diego Souza se deslocar livre e encontrou passe milimétrico. O centroavante apenas tirou do goleiro e deixou Ferreira na boa para marcar. Aos 44, Diego Souza ganhou um presente do adversário, encobriu o goleiro, mas errou o alvo.
Ferreira voando
Depois de garantir a classificação do Grêmio à final do Gauchão no domingo passado com um gol e uma assistência no 2 a 1 sobre o Caxias, Ferreira fez ainda mais nesta quinta-feira. Cruzou na cabeça de Matheus Henrique para o volante abrir o placar logo no começo do jogo. Depois de o Lanús empatar, foi ele quem completou cruzamento de Rafinha e recolocou a equipe em vantagem. Já no segundo tempo, o Lanús ensaiou uma pressão para recuperar o empate. Só que Ferreira estava no lugar certo para completar jogada construída por Rafinha e Diego Souza aos 32. Ele recebeu com o gol aberto do centroavante e tocou para o fundo da rede. Já é o vice-artilheiro da competição, com cinco gols.
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo na quinta-feira que vem, às 21h30. O Lanús recebe o La Equidad em La Fortaleza, enquanto o Grêmio visita o Aragua, na Venezuela. No domingo, o Tricolor faz o primeiro jogo da final do Gauchão contra o Inter, às 16h, no Beira-Rio. (Globo Esporte)