Na abertura da semifinal do NBB, o São Paulo não tomou conhecimento do Minas Tênis Clube e venceu o 1º jogo da série melhor de cinco por 88 a 70 nesta segunda-feira no Maracanãzinho. O grande destaque do tricolor foi o pivô Lucas Mariano, que marcou 26 pontos (5 de 10 na linha de três) e pegou 11 rebotes.

O São Paulo começou o jogo errando os seu nove primeiros arremessos de três pontos, mas depois pegou fogo no perímetro, derrubando 18 de 35 bolas tentadas após o início ruim. Do outro lado, Minas sentiu a falta do ala-pivô David Nesbitt, que foi liberado para acompanhar o nascimento da filha e retornará ao time na próxima partida.

As equipe voltam à quadra para o jogo 2 na quarta-feira (12) às 18h. Todas as partidas das duas semifinais do NBB acontecem no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O vencedor dessa série encara quem passar entre Flamengo e Paulistano.

O jogo

Como era de se esperar pela importância do confronto, o 1º quarto começou tenso e equilibrado. O São Paulo logo superou esse peso extra por se tratar de uma semifinal e se impôs na partida.

Depois de errar os nove primeiros arremessos de três pontos, o tricolor acertou cinco consecutivos e saiu dos dez minutos iniciais vencendo por 24 a 14.

O 2º quarto começou e Minas continuou sem respostas para as bolas de três do São Paulo. A equipe mineira tentou ajustar sua defesa, subindo a marcação, mas o tricolor conseguia contornar com excelente movimentação e troca de passes. Os paulistas foram para o intervalo vencendo por 52 a 33.

Minas voltou ciente de que precisava agir rápido para reverter o rumo do 1º jogo da série melhor de cinco. Liderados por David Jackson e Luciano Parodi, o time mineiro começou o terceiro quarto mais agressivo e encontrando algum sucesso nas infiltrações.

O problema, no entanto, continuava no outro lado da quadra. O movimento de bola do São Paulo no perímetro somado ao excelente desempenho do pivô Lucas Mariano, 3º maior cestinha da temporada, dava muita dor de cabeça para Minas.

Nos dez minutos finais restou ao São Paulo administrar a vantagem aberta nos três primeiros quartos e garantir a vitória no jogo 1 por 88 a 70, abrindo 1 a 0 contra o Minas na série melhor de cinco.

São Paulo e Minas voltam ao Maracanãzinho nesta quarta-feira (12) às 18h para o jogo 2. A terceira partida será no sábado (15) às 18h. Caso sejam necessários, jogo 4 acontece na próxima segunda-feira (17) às 18h e o 5 na outra quarta-feira (19) às 20h45.

A agenda da semifinal do NBB

Quarta-feira, 12/05

18h – São Paulo x Minas – jogo 2
20h45 – Paulistano x Flamengo – jogo 2

Sábado, 15/05
15h15 – Paulistano x Flamengo – jogo 3
18h – São Paulo x Minas – jogo 3

Segunda-feira, 17/05
18h – Minas x São Paulo*
20h45 – Flamengo x Paulistano*

Quarta-feira, 19/05
18h – Flamengo x Paulistano*
20h45 – Minas x São Paulo *

*Se necessário

(Globo Esporte)