O atual campeão segue 100% na Libertadores da América. O Palmeiras foi à Argentina e venceu o Defensa y Justicia por 2 a 1 na noite desta terça-feira, com dois gols de Rony, e disparou na liderança do Grupo A da Libertadores – tem três vitórias em três jogos. De quebra, vingou a perda da Recopa Sul-Americana, há menos de um mês, para o adversário, que desta vez jogou sem 15 atletas, afastados por Covid. Todos os gols saíram no segundo tempo.
Primeiro tempo
O jogo começou equilibrado. A dificuldade imposta pelos desfalques não intimidou o time argentino, que tentou se impor nos minutos iniciais. Mas o Palmeiras logo se assentou em campo, passou a ter o controle da bola e adiantou o time, liberando as saídas de Danilo e Patrick de Paula e buscando Rony no ataque – acompanhado por Luiz Adriano, saindo bastante da área. O que faltava, para as duas equipes, era criar chances de gol. Aos 20 minutos, Victor Luís resolveu contribuir, mas para o time errado. Foi desarmado na saída de bola e viu Walter Bou cruzar para finalização perigosa, por cima, de Benítez.
Conforme passava o tempo, mais o Palmeiras tinha a bola (esteve na casa dos 70%), mas nada de finalizar. A primeira foi só aos 33 minutos, em chute de Rony desviado na defesa adversária. Depois da cobrança de escanteio, Renan mandou uma pancada de fora da área, e o goleiro defendeu. Aos 38, o Defensa y Justicia respondeu, em novo erro palmeirense na saída de bola – desta vez, de Danilo. Weverton espalmou o chute de Loaiza. Mas a melhor chance ainda estava por surgir, e seria alviverde. Rony, aos 46, ficou em condições de finalizar, de frente para o goleiro, mas não conseguiu o gol.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo com Felipe Melo no lugar de Danilo. E antes de sentir o efeito da mudança, chegou ao gol. Luiz Adriano recebeu de Patrick de Paula e deu linda assistência para Rony, às costas da zaga, desviar do goleiro e fazer 1 a 0 aos dois minutos. O lance foi um ensaio para o repeteco aos 10. Luiz Adriano recebeu de Raphael Veiga e acionou Rony, que não perdoou: 2 a 0.
A vantagem dava ao Palmeiras conforto para manter o jogo sob controle, mas uma jogada de bola aérea devolveu tensão à disputa: aos 22, Tripichio apareceu livre e descontou – 2 a 1. O susto não abalou o Verdão, que conseguiu evitar a pressão e quase chegou ao terceiro gol em cabeceio de Veiga. Abel Ferreira mexeu na equipe, colocou nomes como Danilo Barbosa e Wesley, e conseguiu levar a vitória até o fim.
Na tabela
Com a vitória, o Palmeiras foi a nove pontos e ampliou a vantagem na liderança do Grupo A da Libertadores. Está cinco à frente do próprio Defensa y Justicia, que pode ser alcançado nesta quarta-feira pelo Independiente del Valle – recebe o Universitario às 19h.
Próximos jogos
O Palmeiras volta a campo já nesta quinta-feira, e com clássico: tenta se manter vivo no Campeonato Paulista ao receber o Santos às 21h no Allianz Parque. Depois, no domingo, também pelo estadual, visita a Ponte Preta, no encerramento da fase de grupos. Pela Libertadores, o próximo compromisso é terça-feira, no Equador, contra o Independiente del Valle. Um dia depois, o Defensa y Justicia visita o Universitario no Peru.
Um fenômeno na Libertadores
Rony parece ter nascido para a Libertadores da América. Os dois gols marcados na Argentina nesta quarta-feira reforçaram a trajetória impressionante atacante no torneio sul-americano. Agora são nove gols e nove assistências em 14 partidas – além, claro, do mais importante: o título da edição passada.
(Globo Esporte)