O deputado mato-grossense Nelson Barbudo (PSL) requereu nesta terça-feira (04.05) um projeto de lei que regularize criadores de pássaros e outros animais silvestres no país. A sugestão do parlamentar foi feita durante reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, da qual é membro titular.
Barbudo rebateu o deputado federal Ricardo Izar (PP-SP), que propôs no ano passado o projeto de lei 4705/20, que altera a Lei de Proteção à Fauna e autoriza a instalação apenas de criadouros de animais silvestres que tenham fins conservacionistas ou científicos.
Para o parlamentar mato-grossense, o projeto de Izar não faz sentido. “Eu gostaria de ter uma conversa franca com o senhor. Proibir não é o caminho. É preciso exatamente o contrário: facilitar a criação e cobrar que estes espaços soltem na natureza 20% de suas crias. Tudo, obviamente, com fiscalização do Ibama. É assim que nós vamos restabelecer a população de pássaros que estão em risco de extinção”, afirmou.
Barbudo ainda lembrou que a proibição já mostrou os caminhos errados que os criadores tomam. “Se proibirem, eles vão criar na calada da noite, escondidos, nos porões, maltratando ainda mais os animais. Eu proponho: vamos fazer uma legislação com amplos viveiros, viveiros imitando a natureza. Esse é meu pensamento: que o criador destine 20% de suas crias para que o Ibama faça a soltura correta das espécies, com toda regulamentação necessária. É claro que ninguém vai autorizar criar onça pintada e cobra aleatoriamente. Nós estamos falando dos passarinheiros”, completou.